Já conhece Chris Moneymaker, o homem que revolucionou o poker online?

0

Se nunca ouviu falar de poker online, está a passar ao lado de um dos maiores fenómenos da Internet portuguesa. A indústria do jogo online em Portugal conta com mais de 651 mil utilizadores ativos e valores de receita bruta superiores a 100 milhões de euros, contabilizados apenas durante o terceiro trimestre de 2021!

Ao longo das últimas duas décadas, o número de jogadores profissionais de poker em Portugal também aumentou consideravelmente, fruto do acesso a sites seguros e licenciados. Mas o que faz do poker um jogo tão popular? E o que tem o norte-americano Chris Moneymaker a ver com tudo isto?

O que leva tantas pessoas a jogar poker em Portugal?

Assente em combinações de cartas, o poker combina emoções fortes com elementos estratégicos.

O poker é um jogo único, que envolve uma pequena componente de sorte, mas que está principalmente assente na habilidade dos jogadores. É por isso o único jogo de casino em que é possível obter resultados consistentes com base na experiência, estratégia, e sabedoria. Ainda que envolva um certo risco, o poker é um desporto mental cujo desfecho não pode ser comparado ao de jogos mais arbitrários como as slots ou a roleta.

É possível jogar poker em casas de jogo físicas ou mesmo em casa, com amigos e familiares. No entanto, a popularidade
do jogo em Portugal deve-se sobretudo à existência de sites de poker online de alta qualidade.

Os melhores contam mesmo com bónus de boas-vindas que ajudam novos jogadores a ambientar-se e com mesas interativas com gráficos impressionantes. O site 888, por exemplo, destaca-se por oferecer torneios Big Shot constantes e prize pools garantidos em mesas de Poker online.

O poker online como carreira alternativa

Por ser um jogo de estratégia que conta com tantas ofertas e oportunidades, o poker já se tornou na profissão de vários jovens portugueses que procuravam uma carreira alternativa. Ser jogador profissional de poker é sustentável, mas também uma maneira de escapar à monotonia de um horário fixo e às constantes pressões do mercado de trabalho.

No entanto, a história de sucesso do poker online não teria sido possível sem Chris Moneymaker.

Um apaixonado pelo poker de Nashville, Tennessee, Moneymaker é possivelmente o jogador mais influente da história do poker online, e o homem que provou a milhares de profissionais em todo o mundo que é possível viver do jogo de cartas.

O efeito Moneymaker

Antes de Moneymaker, jogadores de poker online ainda eram vistos como inferiores no circuito profissional.

Existe qualquer coisa de predestinado na história de Chris Moneymaker, não fosse o seu último nome (vagamente traduzido como “fabricante de dinheiro”) tão apropriado. Fanático pelo poker, Moneymaker nem sempre foi jogador profissional. No início da década 2000, trabalhava como contabilista, um emprego que mais tarde confessou que não lhe enchia as medidas.

Para escapar à monotonia do dia a dia, Moneymaker jogava poker online. Na altura, o poker online ainda dava os seus primeiros passos. Foi então que tudo mudou, não só na vida de Moneymaker como na história do poker.

Em 2003, um ainda desconhecido Moneymaker participou na edição de 2003 da World Series of Poker (WSOP) e deu início a um fenómeno hoje conhecido como “o efeito Moneymaker.”

O exemplo de uma geração

A WSOP é a maior competição de poker do mundo e reúne os melhores jogadores na modalidade. Em 2003, Moneymaker qualificou-se para o WSOP após vencer um torneio de qualificação organizado por um site de poker online. O contabilista não era o primeiro jogador de poker a participar na WSOP graças a um torneio satélite disputado na Internet. Mas foi o primeiro que conseguiu vencer a competição…

Contra todas as expetativas, Moneymaker provou ser possível jogar poker online e competir com os melhores do mundo com a sua vitória histórica. Antes de o efeito Moneymaker se fazer sentir, jogadores de poker com um historial online ainda eram encarados como inferiores ou menos qualificados. A partir de 2003, tudo mudou: Moneymaker demonstrou que começar a jogar poker na Internet e chegar ao mais alto nível era algo viável, tornando-se assim no exemplo de uma geração.

O efeito também chegou a Portugal

O efeito Moneymaker ecoou por todo o mundo, e Portugal não foi exceção. João Vieira e Diogo Veiga são apenas dois dos jogadores profissionais de poker portugueses que já conseguiram vencer uma edição da conceituada WSOP depois de aprenderem a jogar na Internet.

Em Portugal, o poker online já deixou há muito de ser um fenómeno de nicho, e atrai a curiosidade de personalidades tão influentes como Cristiano Ronaldo ou João Manzarra. Existem cada vez mais jogadores ativos, cada vez mais sites de qualidade onde é possível testar a sorte, e cada vez mais oportunidades de profissionalização.

Nada disto seria possível sem o inspirador exemplo de Chris Moneymaker, que nunca deixou de jogar após a sua vitória histórica na WSOP. Atualmente, é tido como um dos melhores na modalidade e cumpre diariamente o sonho de viajar pelo mundo e jogar nas principais mesas de poker.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também