Se gosta de mitologia grega e se as histórias das divindades do Olimpo lhe parecem maravilhosas, fique a conhecer um pouco mais sobre a extensa linhagem do Deus dos céus, do raio e do trovão em http://www.gpa.pt.
As Mulheres e Amantes de Zeus
Os casamentos de Zeus com seres divinos foram (quase) incontáveis. Não tanto quanto as suas relações extramatrimoniais com seres humanos, das quais teve também muitos filhos.
Por esta ordem, Zeus casou com:
● Métis
Ainda grávida, a filha do Oceano, foi engolida pelo seu marido. Atena, filha de ambos, acabaria por nascer da cabeça de Zeus;
● Témis
Com ela, Zeus teve Horas e Moiras;
● Dione
Desta união resultou o nascimento de Afrodite.
● Eurímone
Irmã de Métis, também ela filha de Oceano. Fruto deste casamento nasceram Eufrósina, Talia, Graças e Aglaia;
● Titânide Mnemósine
Desta união matrimonial nasceram as nove Musas;
● Latona
Neste casamento com Zeus, Latone deu à luz os gémeos Apolo e Artemisa;
● Deméter
Um das irmãs de Zeus, que ele resgatou do ventre do pai e com quem teve
Perséfone;
● Hera
A mais conhecida de todas as suas esposas. Do casamento nasceram Ares, Hebe, Ilítia e Hefesto. Este último é considerado por muitos como sendo filho apenas de Hera.
No rol de relações extraconjugais, que deram vida a muitas das personagens que ainda hoje se veneram, estão:
● Alcmena
Hércules foi o fruto desta aventura amorosa;
● Europa
Desta ligação nasceram Minos e Radamante;
● Leda
Dióscuros e Helena são os filhos resultantes da ligação com Zeus;
● Maia
Que deu à luz Hermes;
● Pluto
Com quem Zeus teve Tântalo;
● Sémele
Dionísio foi o fruto desta união.
Os filhos de Zeus
Como se pode ver pela lista de matrimónios e aventuras, Zeus teve inúmeros filhos, alguns com funções mais importantes do que outros na mitologia grega.
Consta que todas as suas aventuras extraconjugais tinham objetivos de gestação para redefinir o curso da história.
Senão vejamos, Helena, filha de Leda e Zeus, nasceu com o intuito de desencadear uma guerra entre a Ásia e a Europa. Hércules, filho de Zeus e Alcmena, nasceu para proteger a terra.
Mas comecemos por Atena, nascida da cabeça do pai, depois deste ter engolido Métis, ainda grávida. Nasceu, já adulta e armada. Desempenhou um importante papel na Gigantomaquia e teve um papel ativo ajudando de outros deuses e humanos a cumprirem as suas missões.
Afrodite, a deusa da fecundidade e da beleza, filha de Zeus e Dione, ainda hoje é símbolo de beleza e de amor sexual. Ficou também conhecida por ser uma deusa vingativa.
Os gémeos Apolo e Artemisa, nasceram da união de Zeus com Latona e tornaram-se o deus do sol e a deusa dos caçadores, respetivamente. Apolo, que viajava sempre com o seu cavalo Pégaso, foi expulso por Zeus, tendo vagueando pela Terra.
Hefesto, que alguns afirmam Hera ter concebido sozinha, por Zeus ter tido também Atena sozinho, é o deus dos metais e do fogo.
Ares, irmão de Hefesto, filho de Zeus e Hera, era o deus da guerra. Todos os seus mitos estão ligados a histórias de combate e de carnificina.
Mas Zeus teve muitos mais filhos e filhas. Alguns com intervenção direta no curso dos mitos gregos. Todos eles perpetuaram a lenda de Zeus, fazendo com que este se tenha tornado o deus dos deuses.
Por que Zeus é Famoso?
Segundo os mitos, Zeus tinha a importante missão de zelar pela ordem da humanidade. A ele competia estabelecer as relações humanas e as relações divinas, protegendo e guardando o Universo. Ditava o bem e o mal e estabelecia a ordem.
As suas façanhas e a sua linhagem determinaram o curso da mitologia grega, fazendo com que fosse adorado por toda a Grécia. Atenas e Olímpia eram as suas regiões que mais lhe prestavam culto. A última criou, em seu nome, os jogos olímpicos.
A lenda de Zeus, a sua incrível história e os seus laços familiares perduraram no tempo. Zeus era o deus supremo do Olimpo e ainda hoje façanhas extraordinárias são associadas à sua lenda e história.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar