Oceanário promove a literacia dos oceanos nas escolas

0

Com mais de 700.000 participantes no programa de educação desde a abertura, o Oceanário apresenta o arranque de mais um ano letivo com 26 atividades exclusivas para o público escolar.

Numa conjuntura controlada e austera de orçamentos dedicados à aprendizagem da ciência dos oceanos, as visitas escolares e os programas pedagógicos dos aquários públicos nunca foram tão imprescindíveis para o desenvolvimento da literacia dos oceanos nas escolas. Diariamente, os profissionais da educação ambiental marinha dedicam o seu tempo a conectar e envolver alunos e professores com o mundo dos oceanos promovendo um impacto duradouro na vida dos jovens.

A programação promove o envolvimento emocional, a descoberta, com o mundo marinho e a confiança que crianças, jovens e adultos necessitam para acreditar que de facto é possível fazer a diferença nos oceanos de hoje e do futuro. As atividades que integram a proposta do Oceanário foram desenhadas para complementar o currículo do sistema educativo, fornecem aos alunos e professores um vasto leque de materiais que podem ser usados em contexto de sala de aula criando uma ligação entre conteúdos relacionados com os oceanos com a matemática, as artes, a literatura e a história.

As abordagens são diversas, consoante o público-alvo, nível de ensino e conteúdos, vivendo dos formatos:

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Visitas teatrais oferecem a exploração da exposição em que o educador marinho representa um personagem como se de uma peça de teatro se tratasse. Dirigida e adaptada ao ensino pré-escolar mas também aos 1o e 2o Ciclos, este tipo de visita explora temas como a biodiversidade marinha, as profissões dos oceanos, as adaptações de diferentes animais para viverem no meio aquático e a diversidade de ecossistemas marinhos.

Ateliers com visita adaptados a todos os níveis de ensino oferecem aos alunos uma abordagem única a disciplinas como a literatura, a matemática, a economia do mar e às ciências da terra e da vida. Os conteúdos e atividades desenvolvem-se em sala e culminam na exploração temática da exposição permanente numa visita guiada exclusiva.

Visitas guiadas desenhadas para apresentar aos alunos, de uma forma original, o aquário e o seu conceito, os habitats e a biodiversidade de espécies, inspirando à participação numa mudança de atitude perante os oceanos.

Workshops para professores são ações de formação para professores e educadores em formato multidisciplinar, as quais apresentam problemas ambientais da atualidade e os grandes desafios de conservação numa escala mundial, como conteúdos base. Nestas sessões são fornecidas ferramentas e propostas de atividades criadas para alargar horizontes dentro da sala de aula.

Dormindo com os tubarões o programa mais divertido para tornar qualquer “viagem” de finalistas inesquecível. A proposta é de passar uma noite em frente ao aquário central na companhia dos grandes tubarões e de aprender tudo sobre estes peixes. De manhã, com Oceanário ainda fechado, os alunos podem ver como tudo funciona antes da abertura ao público.

Vaivém Oceanário com atividades de acesso livre e gratuito, este projeto de educação ambiental em movimento percorre o país com experiências educativas que promovem a descoberta e o conhecimento do mundo marinho. A partir de janeiro de 2015, o Vaivém inaugura uma programação dedicada à exploração do novo mapa “Portugal é Mar”.

Segundo a Diretora de Educação e Comunicação do Oceanário de Lisboa, Patrícia Filipe, “Para envolver, inspirar e motivar as novas gerações de advogados, gestores e protetores do mar, os nossos programas desempenham um papel vital, criando uma relação emocional com os oceanos a qual é complementada e reforçada ao longo das carreiras académicas dos estudantes. Uma das nossas grandes apostas é o ‘Banco Mundial dos Oceanos’, um programa criado em parceria com a Iniciativa Gulbenkian Oceanos dirigido ao público escolar do 3o ciclo e do Secundário. Esta ação vai ensinar a avaliar bens e serviços prestados pelos ecossistemas, explorando noções básicas de economia e gestão e como podemos investir para assegurar a sustentabilidade dos recursos marinhos”.

Dia Aberto ao Professor no dia 25 de outubro, o Oceanário de Lisboa abre portas aos professores num evento anual que convida os educadores e professores a conhecerem toda a programação. Com atividades interativas e hands-on, os professores terão oportunidade de experimentar os novos ateliers e visitas teatrais.

Para conhecer as novas propostas e saber mais consulte o Programa de Educação 2014|2015.

Conheça melhor o Oceanário de Lisboa em www.oceanario.pt.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também