Portugal é um verdadeiro paraíso gastronómico. A sua cozinha tão rica e diversificada permite desvendar tradições e imergir na cultura local. O queijo, em particular, é um verdadeiro tesouro nacional. De cabra, vaca ou ovelha, dos mais fortes aos mais suaves, esta iguaria pode ser degustada de forma simples, ou acompanhada por outros tesouros produzidos localmente, como o vinho, a compota, o mel, ou o pão.
A paisagem tão diversificada como a gastronomia, faz de Portugal um dos melhores países da Europa e do mundo para uma viagem gastronómica. Para quem gosta de se fazer à estrada e conhecer o país numa verdadeira aventura, uma autocaravana é a opção ideal para fazer um roteiro gastronómico, parar em paisagens idílicas e provar queijos tradicionais e populares.
Queijo da Serra da Estrela
Se há um queijo famoso em todo o mundo é o da Serra da Estrela, produzido com leite de ovelha de pasto e fabricado pelos locais há centenas de anos. Desloque-se à deslumbrante Serra da Estrela, com as suas paisagens montanhosas e cenários paradisíacos, e delicie-se com o sabor intenso e amanteigado deste petisco 100% português.
Um local que merece uma visita durante a viagem é o Museu do Queijo, situado na freguesia de Peraboa. Lá poderá conhecer a história da produção de queijo na região e a sua evolução ao longo dos anos.
Queijo de cabra transmontano DOP
O consumo deste queijo ocupa, desde longa data, um papel crucial na economia da região de Trás-os-Montes. Produzido com leite de cabra serrana, com maturação mínima de 60 dias, o queijo de cabra transmontano DOP possui um aroma agradável e intenso e um sabor limpo e ligeiramente picante.
A área geográfica de produção desta iguaria abrange vários concelhos do distrito de Bragança e os concelhos de Valpaços e Murça no distrito de Vila Real.
Queijo de Azeitão
Considerado um queijo gourmet, de qualidade superior e fabrico artesanal, esta maravilha gastronómica é oriunda da região de Azeitão e produzida nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Considerado um dos melhores queijos do mundo em 2023, é feito a partir do leite cru de ovelha. Trata-se de um queijo curado, de pasta semi mole e amanteigada, de cor branca ou ligeiramente amarelada.
A origem, há dois séculos, em 1830, foi pela mão de Gaspar Henriques de Paiva, que chegou a Azeitão para se dedicar à agricultura. Trouxe ovelhas leiteiras, de lã preta e raça bordaleira e todos os anos mandava vir um queijeiro da sua terra para fabricar queijos do tipo “Serra”.
Queijo São Jorge DOP
O queijo da Ilha de São Jorge é quase tão famoso como a beleza incomparável do arquipélago, um dos poucos paraísos portugueses quase intocados pelo homem. Esta iguaria trata-se de um queijo curado de pasta dura ou semi-dura, de sabor limpo, ligeiramente picante e com aroma forte, que se acentua com o envelhecimento do queijo, e pode ser provado a qualquer altura do dia.
Na ilha de S. Jorge, é possível visitar a fábrica da Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais e a da Uniqueijo para ficar a conhecer todo o processo de produção, as diferentes curas, e levar queijos para casa.
Requeijão da Beira Baixa DOP
A produção do requeijão da Beira Baixa DOP abrange os concelhos do distrito de Castelo Branco e parte dos concelhos do distrito de Santarém. Apresenta-se como um produto fresco, sem qualquer fermentação, sem casca, de consistência macia , textura bem ligada e granulosa e sabor doce.
Este queijo mistura-se na perfeição com um doce de abóbora ou com mel, acompanhado de um bom vinho do Porto.
Queijo de Serpa
Este queijo português é oriundo do Alentejo, da região de Serpa. Com um tempo de cura de 30 dias é um queijo amanteigado e com um sabor delicado.
O fabrico do tem por base a receita do queijo Serra da Estrela, complementando-se com os recursos utilizados e as características do meio ambiente desta região. A primeira referência bibliográfica foi feita em 1905, por Joaquim Rasteiro, para o “Congresso de Leitaria”.
//Yescapa
Sê o(a) primeiro(a) a comentar