Dia da Internet mais Segura: dicas para se manter seguro online

0

Data comemora-se a 7 de fevreiro

A Internet está presente em todo o mundo moderno, utilizada em ambientes pessoais, profissionais e educacionais. As crianças aprendem como utilizar um ecrã tátil antes de começarem a falar e os adolescentes aproveitam para jogar, estar nas redes sociais ou estudar. Mas com a ubiquidade da Internet vem a prevalência das preocupações de segurança e das ciberameaças. Estas ameaças levaram ao desenvolvimento do Dia da Internet mais Segura, uma campanha concebida para encorajar todos – desde crianças a pais e educadores – a desempenharem o seu papel na criação de uma Internet melhor.
Fique a par de algumas dicas para se manter seguro online:

Educar e Incentivar uma Mudança Positiva

· Explique à sua família e amigos sobre como podem manter as informações pessoais identificáveis privadas online, encorajando-os a não partilharem os seus nomes verdadeiros com estranhos ou a darem informações sobre o local onde vivem.

· Estabeleça regras claras sobre o online às crianças e adolescentes; incluindo, por exemplo, a criação de listas de websites e aplicações fidedignas ou que exijam a aprovação dos adultos para certas atividades.

· Assegure que todos na família compreendem a importância de passwords fortes, como criá-las e porque não devem ser partilhadas com mais ninguém. Outras boas práticas incluem produzir uma password diferente para cada conta, evitando frases comuns e incluindo números e caracteres especiais.

· Fale com a sua família sobre literacia mediática e como detetar fontes que não sejam autênticas, e potenciais esquemas fraudulentos.

· Explique o que são tentativas de phishing e como identificá-las. Deixar claro que ninguém deve clicar num link suspeito ou abrir anexos desconhecidos.

· Encoraje as crianças e os adolescentes a virem ter com um adulto de confiança se tiverem dúvidas sobre algo que encontrem na Internet ou se tiverem preocupações sobre um determinado website.

Antecipar-se a potenciais ameaças

· Reveja as aplicações que utiliza, bem como a sua família, e falem sobre quaisquer preocupações de segurança sobre a utilização.

· Instale um software antivírus adequado e outras funcionalidades de segurança, tais como controlo parental nos seus dispositivos para prevenir ameaças.

· Evite utilizar o WiFi público, a menos que tenha uma ligação VPN segura ou espere até estar em casa para se ligar a uma rede segura e de confiança.

· Incentive a utilização da autenticação multifator para ajudar a fornecer camadas extra de segurança.

· Encoraje a instalação de atualizações de software.

· Confirme que as compras online são feitas a partir de websites seguros. O estudo sobre ameaças levado á cabo pela FortiGuard Labs mostra que as plataformas de e-commerce são frequentemente alvo de ciberataques.

Estar online abre a porta a várias ciberameaças, desde ataques de engenharia social a violações de dados. Ao tomar medidas apropriadas e seguindo certas práticas, está a contribuir para criar uma Internet mais segura para todos.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também