A Hora do Planeta — uma iniciativa conhecida pelo icónico apagão a nível mundial de luzes de casas e de monumentos com o objetivo de alertar para as alterações climáticas e não como forma de poupança energética — celebra-se já neste sábado, dia 23, em mais de 190 países e territórios (90% do mundo).
Em Portugal, estão previstas inúmeras iniciativas um pouco por todo o país (observação de estrelas, caminhadas, construção de lanternas com resíduos, jantares sustentáveis, workshops…), sendo que a festa oficial — uma ação da organização-não governamental ANF|WWF — vai decorrer em Lisboa, no Mercado de Alvalade, a partir das 16h00.
Pela primeira vez, o formato escolhido para a celebração da natureza na capital foi um arraial, contando o programa com variadas ações para todas as idades: mais de 20 oficinas de sustentabilidade, danças, jogos, leitura de contos, ioga, pintura de um mural pelos artistas Edis e Pariz One, concerto de Selma Uamusse (…).
Neste ano, há ainda uma outra novidade: cada pessoa pode registar, num Banco de Horas, o tempo devolvido à natureza durante todo o dia 23 e as respetivas ações efetuadas.
Esta plataforma está disponível no site da Hora do Planeta até dia 24 e, além de contabilizar as horas doadas pelos cidadãos de todo o mundo, fornece ainda múltiplas sugestões de atividades amigas do ambiente, nomeadamente para realizar durante o apagão (20h30 até 21h30, hora local).
Isto porque o objetivo é que cada pessoa mude no seu dia a dia pequenos hábitos (sobretudo de uma área que goste, para ser uma mudança efetiva), dado que, tal como refere a campanha da WWF lançada no ano passado e retornada neste ano: “pequenas ações têm grande impacto”. Se cada pessoa alterar um comportamento, seguramente que o Planeta deixa de sentir tanta pressão sobre os seus recursos e tem a oportunidade de regenerar e de se tornar num espaço mais saudável para todos.
NOTA: No arraial, a partir das 20h00, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai estar presente para protagonizar o momento do desligar de um simbólico interruptor gigante.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar