A Festa do Cinema Italiano volta a apresentar o ciclo de cinema documental “A Grande Arte no Cinema”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas.
Após o sucesso da primeira temporada, que contou com êxitos como “Caravaggio – A Alma e o Sangue” e “Michelangelo Infinito” com as salas quase sempre esgotadas, o ciclo expande-se com mais sessões, a chegar a novas cidades do país e a trazer outros grandes artistas às telas como Klimt, Schiele, Monet, Leonardo da Vinci e Frida Kahlo, permitindo-nos também visitar grandes museus como o Prado e o Hermitage.
Uma oportunidade única para apreciar, na tela grande e em alta qualidade, os trabalhos dos artistas, bem como conhecer todos os segredos por trás das suas obras.
Estes documentários, produzidos pelos responsáveis de projetos como “Raffaello – O Príncipe das Artes” e “Hitler VS Picasso – A Obsessão Nazi Pela Arte” combinam a narrativa associada à vida e obra dos artistas assim como a espetacularidade das suas obras. Filmes que juntam um lado informativo com uma forte componente visual e de entretenimento.
As sessões realizam-se nos cinemas UCI El Corte Inglés, em Lisboa, UCI Arrábida 20, em Vila Nova de Gaia, e no Cinema da Villa, em Cascais, entre outros a anunciar em breve.
Programação completa da 2ª temporada 2019/2020:
Klimt e Schiele – Eros e Psique
A partir de 3 de dezembro de 2019
Escândalos, sonhos e obsessões na era dourada de Viena. Este documentário retrata esta extraordinária época: uma altura mágica para a arte, a literatura e a música, na qual novas ideias circulam, Freud descobre as motivações da psique, e as mulheres começam a afirmar a sua independência. O filme leva-nos a deslumbrantes exposições – Albertina, Belvedere, Kunsthistorisches Museum e o Museu Leopold.
O Museu do Prado
A partir de 7 de janeiro de 2020
Na ocasião das celebrações do seu 200.º aniversário, este documentário é a primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo.
A sua riqueza de mais de 8000 tesouros de arte é uma experiência fascinante, trazendo quase 3 milhões de visitantes a Madrid todos os anos.
Estamos num dos templos do mundo artístico. A sua coleção conta a história de reis, rainhas, dinastias, guerras, derrotas e vitórias, bem como a história dos sentimentos e das emoções dos homens e das mulheres do passado e de hoje, cujas vidas se entrelaçam com a do museu: governantes, pintores, artistas, arquitetos, colecionadores, curadores, intelectuais, visitantes. Esta herança é universal e inclui o trabalho de Vélazquez, Rubens, Ticiano, Mantegna, Bosch, Goya e El Greco, apenas para nomear alguns.
O ator vencedor de um Oscar, Jeremy Irons, guia os espectadores na descoberta duma herança de beleza e arte.
Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido
A partir de 4 de fevereiro de 2020
Desde Taiti e as ilhas Marquesas – nos panoramas em que Gauguin as viu e representou – até aos museus americanos das frenéticas e hiper-modernas metrópoles onde as suas maiores obras-primas estão agora preservadas: Nova Iorque – Metropolitan Museum of Art, Chicago – Art Institute, Washington – National Gallery of Art, Boston – Museum of Fine Arts. Marcado pela rebeldia e a ânsia por outros mundos, Gauguin morreu de sífilis – abandonado por todos na aldeia remota de Hiva Oa.
Wunderkammer – Os Quartos das Maravilhas
A partir de 18 de fevereiro de 2020
O que são maravilhas e o que significa colecioná-las?
O Wunderkammer – também conhecido como os quartos das maravilhas ou cabinet de curiosités em francês – surgiu entre soberanos e colecionadores da elite no século XVI.
Existem extraordinários quartos espalhados por todo o mundo: os do passado, os quartos Renascentistas que se tornaram, durante o decorrer do século XVIII, nalguns dos maiores museus da atualidade, e os do presente, cujos conteúdos vêm das mais prestigiadas galerias para que possam ser expostos em fantásticas vilas e castelos. Excêntricas e inestimáveis curiosidades, coleções privadas, que ainda existem.
Monet – Magia de Luz e Água
A partir de 10 de março de 2020
Uma viagem através das obras-primas e obsessões do Génio do Impressionismo. Com a inestimável contribuição de Ross King, autor do livro Mad Enchantment: Claude Monet and the Painting of the Water Lilies. Uma jornada pelo Rio Sena abaixo, desde Le Havre até Paris, e depois rio acima em direção à Argenteuil, Poissy, Vétheuil, Giverny – terminando em Paris. Uma excursão pelos museus em que as obras-primas de Monet estão expostas: o Museu Orangerie, o Museu Marmottan, o Museu Orsay, acabando na casa de Monet e nos jardins em Giverny.
Eu, Leonardo
A partir de 28 de abril de 2020
A descoberta do homem, do pintor, do cientista e do inventor, através de uma jornada única, envolvente e fascinante na mente de Leonardo, uma das figuras mais brilhantes que a história da humanidade já conheceu, conhecido por todos pela autoria “da pintura mais famosa do mundo”, a Mona Lisa. Uma descoberta com um olhar muito distante dos estereótipos com os quais Leonardo é geralmente descrito.
Bernini – O Êxtase da Forma
A partir de 12 de maio de 2020
A seleção de mais de 60 obras-primas expostas na fantástica Villa Borghese em Roma tem sido definida por apreciadores de arte como o regresso a casa de Bernini. Cinco séculos passaram desde o nascimento dos magníficos grupos escultóricos do artista e, através de imagens exclusivas e nunca antes vistas, os protagonistas desta deslumbrante exposição explicam e analisam detalhes destes tesouros, vindos dos mais prestigiados museus do mundo, para esta extraordinária oportunidade.
Palladio – O Espetáculo da Arquitetura
A partir de 2 de junho de 2020
As obras de Andrea Palladio, o arquiteto mais influente de sempre, recontada por quem hoje as estuda, vive e preserva para as gerações futuras. A viagem de um professor cosmopolita da Bélgica aos Estados Unidos para reunir-se com os seus mentores Kenneth Frampton e Peter Eisenman, as descobertas de três jovens restauradores na Villa Saraceno na região de Veneto, o debate dos arquitetos de amanhã à Universidade de Yale. Um relato coral e contemporâneo suspenso entre o Panteão, a Villa La Rotonda e a Casa Branca, entre a zona rural veneziana e os Estados Unidos, onde Palladio inspirou os símbolos da nação nascente.
Hermitage – O Poder da Arte
A partir de 30 de junho de 2020
Uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico Museu Hermitage, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias. Apresentando a maior coleção de pinturas do mundo, o Hermitage tem sido um espaço de encontro para artistas estrangeiros, arquitetos e intelectuais, sendo responsável por criar ligações através da arte e da cultura, para sempre marcado pelas aquisições da iluminada imperatriz Catarina II, cuja personalidade continua a fascinar historiadores e críticos de arte há séculos.
Tony Servillo guia-nos através de uma sumptuosa e imersiva exploração de pontes culturais entre o passado e o presente, apresentando-nos algumas das melhores obras de arte do mundo em alta definição na tela grande.
Frida – Viva la Vida
A partir de 14 de julho de 2020
Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. A aclamada atriz e realizadora Asia Argento junta-se a nós nesta descoberta das duas faces da icónica artista através das próprias palavras de Frida: cartas, diários e confissões privadas.
Uma jornada profunda ao interior do México para explorar o coração e a alma de Frida Kahlo, incluindo acesso às suas obras-primas nalguns dos mais extraordinários museus do México. Um grande mergulho pela arte de oposições e dualismos de Frida – dor e prazer, escuridão e luz, lua e sol, a vida na morte e a morte na vida.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar