A Solidão dos Lagartos na competição oficial de curtas-metragens do Festival de Cannes

0

A 78ª edição do Festival de Cannes, que decorre de 13 a 24 de Maio, anunciou recentemente o resto da sua seleção oficial. A competição de curtas-metragens conta com o filme A Solidão dos Lagartos realizado por Inês Nunes. Trata-se de uma co-produção Portugal – Espanha, produzida por Inês Nunes e Maura Carneiro e com produção associada da Elías Querejeta Zine Eskola. A curta-metragem é distribuída pela Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português.

O filme é uma contemplação da região onde a realizadora cresceu, no Algarve, um lugar moldado pelo turismo e pela constante tensão entre o real e o artificial. É um espaço que acolhe múltiplas formas de ser, onde é possível estabelecer ligação mesmo sem partilhar a mesma língua.

Narrado a partir de uma perspectiva colectiva, o filme desenrola-se numa paisagem suspensa no tempo, onde a natureza e a presença humana coexistem numa frágil tensão. As salinas, com a sua luz ofuscante e os seus ritmos lentos e cíclicos, são simultaneamente belas e estranhas. São espaços de trabalho e de lazer, de ordem e de caos, sempre em movimento e transformação. É uma imersão nas texturas inquietantes de um dia de Verão, onde o prazer e o desconforto se sobrepõem.

Sinopse

Num spa rodeado de montanhas de sal, os visitantes desfrutam do calor, enquanto os salineiros, a poucos metros de distância, trabalham. As crianças correm para longe dos adultos e uma mulher perde-se nas salinas. Ao cair da noite o espaço transforma-se, movido pelos desejos de quem por aqui passa.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também