“Almas Negras” é o vencedor da 8ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano

0

O grande vencedor da 8a edição do 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano é “Almas Negras”/“Anime nere”, de Francesco Munzi, que tem estreia prevista para breve em Portugal. Filme-sensação do Festival de Veneza, onde foi um dos filmes favoritos ao Leão de Ouro, foi a escolha unânime do júri do 8 1⁄2, que decidiu atribuir também uma menção especial ao documentário “Le cose belle”, de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno.

Este documentário realizado durante mais de dez anos foi, igualmente, a escolha do público da Festa do Cinema Italiano, que se emocionou visivelmente com a dura história de vida de quatro jovens na cidade de Nápoles. O Prémio do Público Canais TVCine & Séries do festival junta-se assim aos muitos prémios italianos e a nível internacional.

Os outros filmes em competição eram “Idade à Flor da Pele”/”Short Skin”, de Duccio Chiarini, “In grazia di Dio”, de Edoardo Winspeare, “Incompresa”, de Asia Argento e “Più buio di mazzanote”, de Sebastiano Riso.

O júri da edição deste ano do festival foi composto por Ana Sousa Dias, jornalista, subdiretora do “Diário de Notícias”, Francesco di Pace, crítico de cinema e jornalista, delegado-geral da Semana Internacional da Crítica do Festival de Veneza, Lidia Ramogida, antiga diretora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Rodrigo Francisco, diretor do Festival de Teatro de Almada.

O 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano teve salas cheias, com 1/4 das sessões esgotadas, ultrapassou os 10 mil espetadores, verificando-se um aumento de 35% em relação à última edição, números que ao quinto dia do festival eram já os maiores da história do festival. Os valores foram, igualmente, superiores no que diz respeito a receita de bilheteira.

Segundo Stefano Savio, diretor do festival, “esta oitava edição do 8 1⁄2 não podia ter corrido melhor, tanto em termos de programação, como de divulgação nos diversos meios de comunicação e de organização e ficamos muito felizes com a adesão incrível do público, tudo isto com um orçamento bastante inferior a outros festivais de cinema que acontecem em Lisboa e, infelizmente, sem o apoio do ICA. Apesar de todas as dificuldades para fazer acontecer este festival, não podíamos estar mais satisfeitos”.

Na sessão de encerramento, no Cinema São Jorge, foi exibido, em antestreia internacional, o filme “O Rapaz Invisível”, de Gabriele Salvatores, que tem estreia em Portugal, no dia 16 de Abril, com distribuição NOS Audiovisuais. Durante esta sessão foi ainda realizada uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, na sala com o seu nome, que morreu, esta quinta-feira, aos 106 anos.

A retrospetiva de Sergio Leone continua, até dia 24 de abril, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Depois de Lisboa, onde decorreu de 25 de março a 2 de abril, o 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano realiza-se no Porto de 9 a 12 de abril, em Évora, de 15 a 18 de abril, Caldas da Rainha, de 25 a 27 de abril, Loulé, de 1 a 3 de maio, Coimbra, de 5 a 7 de maio, entre outras a anunciar em breve. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos, como Angola e Moçambique, em Junho.

O 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, MIBAC Direzione Cinema, Cinecittà Luce, é uma parceria estratégica CML/ EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge. O festival teve ainda o apoio dos canais TVCine & Séries, Generali, Lavazza, Fiat e TAP.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também