‘Amadeo’|Filme de Vicente Alves do Ó, estreia esta quinta

0

Chega às salas de cinema dia 26 de janeiro

Escrito e realizado por Vicente Alves do Ó, ‘Amadeo’ é estruturado em 3 tempos/episódios da vida de Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso.

Em 1916 quando o jovem Amadeo organiza a primeira grande exposição modernista em Portugal e revela um mundo novo a um país velho e conservador, depois de ter estado em Paris.

Recua a 1911 quando Amadeo apresenta os seus primeiros trabalhos à elite artística da cidade de Paris; e por fim, 1918, o fatídico ano da pandemia que assolou o mundo, a gripe espanhola, que matou milhões de pessoas nomeadamente a família Souza-Cardoso, e que abrevia a vida inesquecível deste homem a quem Lucie dedicou o resto da sua vida.

Considerado um dos artistas mais relevantes e importantes do modernismo, nos inícios do século XX, o realizador vê em Amadeo de Souza-Cardoso “um homem de vanguarda num período da História marcado por revoluções, clivagens, o velho a combater o novo, simbolizando esse ‘novo novíssimo’, que ainda hoje nos inspira”.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Bons Sons regressa em 2024

Prevista para este ano, a 12.ª edição do Bons Sons será adiada para agosto de 2024. Após tantos anos, começaram as obras de requalificação do ...