‘O Pai’ é a primeira longa-metragem do aclamado dramaturgo Florian Zeller que conta com Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis. O forte candidato às estatuetas douradas da 93ª edição dos Óscares tem estreia marcada para 2021.
‘O Pai’ é um filme imersivo que retrata a experiência labiríntica e confusa de alguém que vivencia demência, centrando-se na dinâmica entre Anthony (Anthony Hopkins) e Anne (Olivia Colman), no momento irreversível em que a relação entre pai e filha se invertem. De idade avançada e com claros sintomas de demência, Anthony resiste à ajuda que a filha lhe quer prestar, levando Anne a questionar até que ponto a dependência do pai deve interferir na sua própria vida e felicidade. Tocando ora o thriller, ora o humor negro, este drama familiar procura explorar o impacto da velhice no próprio e naqueles que o rodeiam, sem esquecer a fragilidade e empatia que caracterizam a condição humana.
Adaptado a partir da premiada peça de teatro homónima de Florian Zeller – Prémio de Melhor Peça de Teatro do Prémio Molière (França, 2012) e do Prémio Tony (na sua adaptação para inglês, 2016) que estrearia em 35 países. Na adaptação para a tela Zeller voltar a trabalhar com Christopher Hampton (que traduzira a peça para inglês), vencedor do BAFTA e do Óscar de Melhor Argumento por ‘Ligações Perigosas’, e nomeado na mesma categoria para Óscar e Globo de Ouro por ‘Expiação’.
Com Zeller e Hampton colaboraram os galardoados produtores David Parfitt (Óscar de Melhor Filme por ‘A Paixão de Shakespeare’), Philippe Carcassonne (‘Coco Avant Chanel’) e Jean-Louis Livi (‘Um Coração no Inverno’), ambos com nomeações aos BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.
A partilha do nome por protagonista e ator principal não é coincidência: Zeller e Hampton trabalharam na adaptação do argumento com Anthony Hopkins em mente. Vencedor do Óscar de Melhor Ator por ‘O Silêncio dos Inocentes’ em 1992, Hopkins sentiu-se “lisonjeado e honrado” pelo convite, que aceitou imediatamente. Anne, a filha, é interpretada por Olivia Colman, vencedora do Óscar de Melhor Atriz por ‘A Favorita’ em 2019, e do Globo de Ouro de Melhor Atriz pela série ‘The Crown’, que protagoniza desde a terceira temporada.
O par de atores excecionais é acompanhado no elenco por Mark Gatiss (‘A Favorita’ e série ‘Sherlock’), Imogen Poots (‘Vivarium – A Tua Casa. Para Sempre’ e ‘Um Grande Salto’), Rufus Sewell (‘Judy’ e série ‘O Homem do Castelo Alto’), e Olivia Williams (‘Uma Outra Educação’ e ‘O Escritor Fantasma’).
Depois da estreia mundial em janeiro deste ano no Sundance Film Festival, ‘O Pai’ tem sido bem recebido quer pela crítica quer pelo público na sua apresentação em Festivais internacionais de Cinema como Toronto, San Sebastián, Zurique, entre outros e é um forte candidato à 93ª edição dos Óscares.
“Um retrato brutal e estimulante sobre a perda de controle da realidade, com interpretações dignas de um Óscar” | The Father review – Anthony Hopkins drives devastating dementia drama
– Benjamin Lee, The Guardia
“Uma interpretação delicada e poderosa de Hopkins, que certamente o vai levar à corrida para o Óscar” | Anthony Hopkins Makes It Look Simple. (And Maybe It Should Be.)
– Kyle Buchanan, The New York Times
“Uma das melhores interpretações da carreira de Anthony Hopkins” | ‘The Father’: Film Review Sundance 2020
– Todd McCarthy, The Hollywood Reporter
“Olivia Colman é brilhante” | ‘The Father’: Sundance Review
– Tim Grierson, Screen Daily
“A interpretação mais afetuosa e terna de Olivia Colman” | The Very Best of the 2020 Sundance Film Festival
– Kevin Fallon, Daily Beast
Sinopse
Anthony (Anthony Hopkins, vencedor de um Óscar) tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman, vencedora de um Óscar) tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo todos os dias – decidiu mudar-se para Paris para viver com um homem que acabou de conhecer… Mas se isso é verdade, quem é o estranho que irrompe pela sala de Anthony, afirmando ser casado com Anne há mais de dez anos? E porque diz tão convictamente que estão na casa do casal e não no apartamento de Anthony? E ela não tinha decidido ir viver para Paris? Estará Anthony a perder o juízo? Parece que o mundo, por instantes, deixou de ter lógica. ‘O Pai’ aborda a trajetória extremamente tocante de um homem, outrora forte e enérgico, cuja realidade se vai desmoronando lentamente perante os nossos olhos. Mas é também a história de Anne, a filha que enfrenta um dilema igualmente revelador e doloroso: o que fazer com o pai? Como viver o momento mantendo a dignidade dos dois?
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar