Anunciados os projectos seleccionados para o Fundo de Apoio ao Cinema e nova parceria de indústria do IndieLisboa

0

Já são conhecidos os oito projectos seleccionados para a sétima edição do Fundo de Apoio ao Cinema, um instrumento complementar de apoio à pós-produção de filmes portugueses criado em 2011, a ter lugar de 29 a 31 de Agosto de 2020. O IndieLisboa anuncia ainda uma nova parceria com a Cine Cerca, uma residência de escrita de argumento que visa acompanhar realizadores francófonos e lusófonos no desenvolvimento dos seus projectos. 

No contexto da programação do IndieLisboa direcionada exclusivamente à indústria de cinema, as equipas dos projectos do Fundo de Apoio ao Cinema apresentar-se-ão perante um júri internacional durante o festival para a realização de um pitch que ajudará a definir os vencedores dos prémios a concurso. Os prémios dividem-se em apoio financeiro de €1.500 (Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)), serviços de pós-produção de som (Digital Mix Música e Imagem), €6.000 para criação de música original (Fundação GDA), e serviços de pós-produção de imagem (The Yellow Color). 

A selecção é composta por duas longas e seis curtas metragens presentemente em fase de pós-produção: Jandira Ascensão (Gustavo Imigrante, curta metragem, experimental, produção: Estúdio Imigrante), Namorados a Penar Cantam Dormienti (Diogo Baldaia, curta metragem, ficção, experimental, produção: Areosa), Noite em Claro (Felipe Bragança, longa metragem, ficção, produção: Promenade), Rio Pele (Mário Macedo, curta metragem, ficção, produção: B’Lizzard), Silêncios (César Pedro, curta metragem, documentário, experimental), Terra Prometida (Margarida Gramaxo, longa metragem, documentário, produção: Maus da Fita), Vexations (Leonardo Mouramateus, curta metragem, documentário, produção: Satisfyin’ Lover) e With Flowers (Helena Estrela, curta metragem, documentário, ficção, experimental).

Na mesma sessão de pitching serão apresentados ao público profissional os projectos de longa metragem da Cine Cerca, uma residência com produção da SERENA Productions, desenvolvida em duas fases na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada. A primeira teve lugar em Janeiro de 2020 e a segunda terá lugar em Agosto de 2020, ambas com mentoria de Fabianny Deschamps e João Pedro Rodrigues.

O IndieLisboa associa-se à primeira edição da iniciativa integrando os quatro criadores seleccionados nas suas actividades de indústria com o objectivo de promover oportunidades de co-produção, financiamento, concretização artística e circulação internacional dos seus projectos actualmente em fase de desenvolvimento, a saber: Jugend (Mariana Gaivão, longa metragem, documentário, Portugal, produção: Primeira Idade), Louise et sa mère (Agnès Merlet, longa metragem, ficção, animação, França, co-produção: Amorce Films) Malo et les fantômes (Maxime Martinot, longa metragem, ficção, França), O Tubérculo (Lucas Camargo de Barros, longa metragem, ficção, Brasil, produção: Fratura Filmes).

Criado em 2011, em edições anteriores do Fundo de Apoio ao Cinema foram apoiados projectos de Gabriel Abrantes, Catarina Mourão, André Santos e Marco Leão, Tiago Hespanha, Inês Oliveira, Miguel Nunes, Leonor Noivo, entre outros. A edição de 2020 é constituída pelos habituais parceiros: IndieLisboa – Associação Cultural, Digital Mix Música e Imagem, Fundação GDA, The Yellow Color, e Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, dando este ano as boas-vindas a um novo parceiro, a Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa (Porto). O júri do Fundo de Apoio ao Cinema, a programação das Lisbon Screenings, e restantes detalhes das actividades de indústria do IndieLisboa serão anunciados em Julho.

Habitualmente localizado em Maio, o IndieLisboa tem lugar este ano de 25 Agosto a 5 Setembro e a sua programação de indústria de 29 a 31 Agosto. Simbolicamente a programação do IndieLisboa será anunciada no dia em que deveria começar o festival, a 30 de Abril.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também