A Grande Arte no Cinema e Clássicos do Cinema italiano no Museu Arqueológico do Carmo.
A Festa do Cinema Italiano associa-se à Ar de Filmes/Teatro do Bairro e ao Museu Arqueológico do Carmo para apresentar o ciclo Cinema nas Ruínas – A Grande Arte no Cinema e Clássicos do Cinema italiano.
De 19 a 31 de agosto, às 21h30, as emblemáticas ruínas do Convento do Carmo transformam-se na mais sugestiva sala de cinema de Lisboa e, por entre as colunas, exibe-se cinema sobre arte e grandes clássicos do cinema italiano.
O ciclo divide-se em duas esferas temáticas, começando com A Grande Arte no Cinema, com filmes que se debruçam sobre as vidas e as obras dos maiores artistas do Renascimento – como Michelangelo, Caravaggio, Tintoretto -, fechando com artistas mais contemporâneos – como Van Gogh, assim como a arte no tempo do nazismo. Todas as sessões contarão com a apresentação de um critico de arte.
Já na segunda semana, será possível apreciar grandes obras do cinema clássico italiano, como o poderoso Belíssima, de Luchino Visconti (com uma interpretação exemplar da atriz Anna Magnani); Ontem, Hoje e Amanhã, de Vittorio De Sica, que será uma oportunidade única para rever a dupla mais amada do cinema italiano: Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Do grande western, pela mão de Sergio Leone, com os míticos Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach em O Bom, O Mau e O Vilão, passando pelo cinema de terror, com Suspiria, de Dario Argento, e uma volta em vespa com Nanni Moretti, em Caro Diário. O ciclo não poderia deixar de mostrar um dos maiores êxitos da bilheteira portuguesa: o amado Carteiro de Pablo Neruda.
Todos estes filmes são exibidos na língua original, legendados em português.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar