Concurso de talentos matemáticos associa-se ao filme ‘O homem que viu o infinito’

0

Spirit of Ramanujan Math Talent Initiative, um concurso global que ambiciona encontrar matemáticos desconhecidos em todo o mundo, criando-lhes oportunidades para poderem progredir no terreno, associa-se ao filme ‘O Homem que Viu o Infinito’, inspirado na vida e nos feitos do génio matemático Srinivasa Ramanujan, e que estreia em Portugal a 14 de julho, com distribuição NOS Audivisuais. O Spirit of Ramanujan Math Talent Initiative tem início já no próximo mês de setembro.

Em 1913 o pobre Ramanujan abandonou a faculdade Hindu onde era um autodidata em matemática, e escreveu ao reconhecido matemático britânico G.H.Hardy com o objetivo de ver as suas teorias publicadas. Hardy foi tão surpreendido pelas teorias matemáticas de Ramanujan que o convidou para estudar e colaborar em Cambridge.

Jeremy Irons que interpreta o papel de G.H.Hardy, o professor influente de Ramanujan em ‘O Homem que Viu o Infinito’ refere: “Tivemos a sorte de encontrar Ramanujan, o mundo seria um lugar diferente se ele não tivesse sido publicado – o meu personagem no filme, GH Hardy afirma que o génio de Ramanujan não foi descoberto graças aos professores mas sim pela imaginação e intuição de Ramanujan. No mundo de hoje, há sem dúvida mentes talentosas por aí que podem fazer avançar a humanidade – estou muito satisfeito por ‘O Homem que Viu o Infinito’ partilhar a história desta figura milagrosa, inspirando esta iniciativa. Esperamos ser capazes de descobrir novas mentes, que, por sua vez, levarão a um progresso contínuo no mundo da matemática.”

A história de Ramanujan e o programa que ele inspirou estão diretamente relacionados com o interesse e o entusiasmo de Sir John Templeton para a criação, educação e reconhecimento de génios. Este projeto único distingue-se pela notoriedade gerada com o lançamento do filme, o uso da tecnologia para alcançar pessoas extraordinariamente talentosas, e uma série de oportunidades para essas pessoas promoverem o seu desenvolvimento intelectual.

Dev Patel, que interpreta Ramanujan no filme, refere acerca da iniciativa “Matemática nunca foi o meu forte mas depois de investigar sobre Ramanujan para este filme, percebi as profundas contribuições que os matemáticos dão às nossas vidas – tenho a sorte de poder exercer a minha paixão como ator e é fantástico que esta iniciativa possa trazer oportunidades àqueles que são apaixonados pela matemática.”

Sobre o Spirit of Ramanujan Math Talent Initiative 

Spirit of Ramanujan Math Talent Initiative ambiciona encontrar matemáticos desconhecidos em todo o mundo, criando-lhes oportunidades para poderem progredir. Isso inclui:

· Uma eliminatória alojada em expii.com (através da função Solve) que convida pessoas de todo o mundo a resolverem enigmas matemáticos através dos seus smartphones.

· Os participantes na eliminatória serão convidados a aplicar, numa prova em Atlanta (EUA), os seus conhecimentos.

· Na iniciativa será oferecido, no máximo, 10 participantes, apoio financeiro para assistirem e participarem na investigação Verão em matemática.

· Serão oferecidos ainda materiais pedagógicos relacionados com Srinivasa Ramanujan e com ‘O Homem que Viu o Infinito’

Spirit of Ramanujan Math Talent Initiative é liderado por Ken Ono e tem no conselho consultivo Manjul Bhargava (Princeton), Olga Holtz (UC Berkeley), Po-Shen Loh (Carnegie Mellon) e Sujatha Ramdorai (U British Columbia). A Spirit of Ramanujan Math Talent Initiative  conta com o patrocínio da Exppi, da Texas Instruments, da Springer Publishing Company e da Maplesoft.

Sinopse do filme  ‘O Homem que Viu o Infinito’

Srinivasa Ramanujan (Dev Patel) é um génio autodidata de 25 anos de idade, que não conseguiu entrar na universidade devido ao seu estudo quase obsessivo e solitário da matemática.

Determinado a prosseguir a sua paixão, Ramanujan escreve uma carta a um eminente professor do Trinity College, em Cambridge. O Professor Hardy (Jeremy Irons), reconhece a originalidade e o génio do talento puro de Ramanujan e, apesar do ceticismo dos seus colegas, empenha-se em trazê-lo para Cambridge para que as suas teorias possam ser exploradas. Ramanujan deixa a família e a sua jovem noiva, e cruza o mundo até Inglaterra para, sob a orientação de Hardy, trabalharem nas suas teorias. Juntos, vão lutar para que o seu trabalho seja finalmente visto e reconhecido por um meio matemático que não está preparado para os seus métodos não convencionais. ‘O Homem Que Viu o Infinito’ é a improvável história verídica de um génio único, cujas inovadoras teorias o levaram a sair da obscuridade, num mundo em plena guerra, e da sua luta incansável para mostrar ao mundo a genialidade da sua mente.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Morreu o ator Val Kilmer

Ator enfrentava grave problema de saúde há vários anos Val Kilmer perdeu a vida aos 65 anos. De acordo com a filha, Mercedes Kilmer, ao ...