A lenda está de volta — e chega a todos os cantos do país. O documentário de Bernard MacMahon sobre os Led Zeppelin estreia-se a 15 de maio em dezenas de salas de cinema.
A partir de hoje, 15 de maio, o primeiro documentário oficialmente autorizado pelos icónicos Led Zeppeline poderá ser visto em Lisboa, Almada, Cascais, Setúbal, Oeiras, Coimbra, Leiria, Faro, Funchal, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, numa rede de exibição que inclui tanto os principais centros urbanos como outras localidades habitualmente menos contempladas com estreias de cinema documental.
Uma odisseia cinematográfica que oferece um olhar íntimo sobre a génese e ascensão vertiginosa da banda, contada na primeira pessoa por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e o legado de John Bonham numa obra que combina testemunhos pessoais, imagens psicadélicas inéditas e atuações históricas.
Com estreia internacional no Festival de Veneza, o filme foi aclamado pela crítica, com o New York Times a classificá-lo como “direto e eletrizante”, e o The Guardian a prometer que, ao som de “Whole Lotta Love”, “nenhum poder na Terra poderá impedir a vossa cabeça de os acompanhar”.
Um filme que quase não chegou a ver a luz do dia face aos enormes desafios que o realizador teve de enfrentar como a escassez de filmagens do período inicial da banda. “Passámos cinco anos a atravessar o Atlântico, a vasculhar sótãos e caves em busca de filmagens raras e inéditas, fotografias e gravações musicais”, revelou a argumentista e produtora Allison McGourty. “Depois, transferimos cada peça de material com técnicas personalizadas, para que, no cinema, estes excertos e músicas com 55 anos parecessem ter saído do laboratório ontem.”
Para os fãs de longa data, este documentário representa uma oportunidade única de reviver a energia e a inovação sonora que fizeram dos Led Zeppelin uma referência incontornável. Já para as novas gerações, “Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda” oferece um olhar fascinante sobre a génese da banda que revolucionou o rock, com imagens e testemunhos nunca antes disponibilizados ao público.
Uma experiência musical visceral que transporta o público para as salas de concertos das primeiras digressões da banda, acompanhada por comentários íntimos e exclusivos dos seus membros, conhecidos pela sua discrição.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar