Documentário sobre Aristides de Sousa Mendes estreia nos EUA

0

O documentário I’m alive Thanks to Aristides de Sousa Mendes, realizado por Priscila Fortuna, estreia mundialmente no próximo sábado, na Escola Portuguesa de Long Branch, em Nova Jérsia.

Na estreia vão estar presentes Louis-Philippe Mendes, netos do diplomata, o cônsul de Portugal em Newark, Pedro Oliveira e Joan Halperin, descendente de uma família salva por Aristides.

A exibição do documentário, produzido pela fundação Sousa Mendes, irá realizar-se no âmbito de um projecto escolar onde os alunos têm vindo a conhecer melhor a figura de Aristides.

Durante o ano lectivo, os alunos estudaram a história do diplomata. Realizaram vídeos sobre a sua vida e assistiram ainda ao filme Aristides de Sousa Mendes – Cônsul de Bordéus, que conta com a participação de Vitor Norte. Na primeira semana de Maio, os estudantes vão visitar o Museu do Holocausto, em Washington, na Casa Branca.

Wikimedia

Aristides de Sousa Mendes

No ano anterior a personalidade escolhida foi Cristiano Ronaldo. Foi devido aos estudantes desta escola que o jogador de futebol português tem uma estátua de cera no Museu Madame Tussaud de Nova Iorque, em exposição permanente.

Aristides de Sousa Mendes é uma figura incontornável da história portuguesa na época da 2ª Guera Mundial, tendo salvado mais de 30.000 pessoas da perseguição nazi.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também