Entre Leiras, primeira obra de Cláudia Ribeiro, em competição no IndieLisboa

0

Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro, produzido pela Uma Pedra no Sapato, será exibido em competição nacional, no IndieLisboa, que se realiza de 25 de Agosto a 5 de Setembro.

Primeira obra da realizadora, este documentário retrata o ciclo agrícola em Passinhos de Cima, lugar entre o Douro e o Tâmega, e acompanha o dia-a-dia das irmãs Ana e Glória Madureira da Rocha, que trabalham na agricultura de subsistência, desde sempre.

Durante sete meses, desde as plantações às colheitas, Cláudia Ribeiro viveu neste local para conhecer, compreender e registar esta realidade apenas com uma câmara, um tripé, um gravador de som e uns auscultadores, trabalhando e convivendo a tempo inteiro com as duas protagonistas.

Segundo a realizadora, “a percepção dos seus dias e das suas vidas, a evolução da relação entre nós e delas com a câmara só foi possível desta forma intensa, quotidiana, presente”.

Sinopse

No lugar de Passinhos de Cima, entre Douro e Tâmega, vivem cerca de trinta pessoas. No topo de uma encosta encontramos as irmãs Ana e Glória. É um lugar isolado, que o padeiro, o peixeiro, o merceeiro e os filhos de ambas visitam uma vez por semana. O resto vem da terra, que as duas irmãs trabalham de sol a sol, entre leiras. Guiados pelo olhar curioso da câmara, seguimos o ciclo agrícola ao longo do ano. À medida que a relação entre realizadora e protagonistas vai amadurecendo, desvenda-se o dia-a-dia e os pensamentos mais profundos destas mulheres sobre a vida no campo, a única que conhecem.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também