FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema terá 40 países a concurso

0

São quarenta países de diferentes pontos do globo que, entre os dias 19 e 26 de junho, estarão representados nas diferentes competições do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema.

A ter lugar em Espinho, a décima terceira edição olhará os nomes emergentes europeus e mundiais nas secções competitivas para longas e curtas metragens. A abertura do evento será dada pela estreia nacional de Tom of Finland, a longa metragem sueca que tem recolhido a atenção internacional para a vida e obra de Touko Valio Laaksone, o artista que revolucionou a arte homoerótica mundial.

Em concurso para o Lince de Ouro, a estreia de As You Are, vencedor do prémio do Júri em Sundance; Park, olhando falta de rumo da Grécia contemporânea; The Invisible Hand, crítica severa às relações de trabalho nesta era da austeridade em Espanha; Road Movie, um dos mais controversos documentários do momento e uma janela aberta para a Rússia moderna; o retrato próximo sobre o dia-a-dia de um hospital psiquiátrico em Icon; a vida de um paciente com uma doença degenerativa em The Nature of Things; Sacred Water e a visão sobre a sexualidade feminina no Ruanda; o retrato de uma história de violação de Filthy; as rotinas urbanas e capitalistas de 8:30; a paranóia e as lutas internas entre o bem e o mal de Needle Boy e o elevado preço da compaixão na sociedade chinesa de Old Stone.

Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional), um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, destaque ainda ao foco sobre o cinema iraniano e grego, através de uma selecção de 12 filmes na secção Flavours of The World. O espaço de reflexão sobre a realidade sócio-económica da Europa é também uma das tónicas de programação na secção Be Kind Rewind. Partindo da parceria com o projecto Off The Wall, chegam a Espinho três filmes que pensam a emigração, a xenofobia e a crise económica através do olhar de jovens cineastas italianos, gregos e espanhóis.

À semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições, o FEST integrará ainda duas actividades paralelas: o Training Ground e o Pitching Forum. O primeiro, a decorrer entre workshops, masterclasses, palestras e debates orientados por peritos de topo e sucesso reconhecido. Em Espinho estarão, entre outros, Allan Starski (The Pianist, Schindler’s List),Brian Muir (Star Wars, Guardians of the Galaxy), David Turner, Ed Lachman (Carol, Erin Brockovich), Eddy Joseph (Harry Potter & the Sorcerer’s Stone, Cold Mountain), Gareth Wileyou Melissa Leo (The Fighter, Frozen River). Pelo Pitching Forum passarão mais de vinte projectos de todo o mundo que, aqui, se poderão habilitar a ganhar apoios de produção das casas europeias Goldcrest, ENVY e Halo.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também