A Festa do Cinema Italiano volta a associar-se ao cinema UCI El Corte Inglés para apresentar a Festa de Outono, de 20 a 22 de Outubro, um ciclo de antestreias de filmes italianos na sequência da XVII Semana da Língua Italiana no Mundo. Este é um evento promovido pelos Institutos Italianos de Cultura e Embaixadas de Itália no mundo, que acontece de 16 a 22 de Outubro, e que é dedicado à relação entre a língua italiana e o cinema.
A Festa de Outono apresenta três obras das que mais se destacaram na última edição da Festa do Cinema Italiano, na qual duas prevêem estreia comercial a seguir.
O ciclo abre sexta-feira, 20 de Outubro, às 21h30, com a antestreia de um dos grandes filmes italianos do ano: Em Guerra por Amor (In guerra per amore), de Pierfrancesco Diliberto, também conhecido como PIF, realizador de A Máfia só Mata no Verão. Um dos humoristas italianos mais conhecidos desta geração, que regressa ao cinema com uma irónica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia. A estreia do filme em Portugal está prevista para o início de 2018.
Algo de Novo (Qualcosa di Nuovo), de Cristina Comencini (filha de Luigi Comencini, um dos grandes nomes da cinematografia transalpina), tem antestreia no dia 21 de Outubro, às 21h30, e conta a história de Lucia e Maria, duas amigas que se conhecem há muito tempo mas que não podiam ser mais diferentes uma da outra. Lucia já não quer saber de homens; Maria não consegue viver sem eles. Uma divertida comédia que explora, com inteligência e simpatia, o mundo feminino. A estreia portuguesa do filme está marcada para 26 de Outubro em Lisboa, Porto, Braga, Faro, entre outras cidades.
A Festa de Outono proporciona uma última ocasião para assistir, em Lisboa e no grande ecrã, ao documentário Florença e a Galeria dos Ofícios (Firenze e gli Uffizi), de Luca Viotto, dia 22 de Outubro. Uma verdadeira visita guiada a um dos museus mais famosos do mundo, em alta definição. Uma ocasião para conhecer de perto obras incontornáveis de Michelangelo, Raffaello e Leonardo da Vinci e a epopeia da família de’ Medici, os mecenas que impulsionaram o Renascimento Italiano.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar