Fogo do Vento, a longa metragem de estreia da cineasta Marta Mateus, foi seleccionada para o Concurso Internacional do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, que decorrerá de 7 a 17 de Agosto, anunciou hoje o seu director artístico, Giona A. Nazzaro.
Trata-se da longa-metragem de estreia da realizadora Marta Mateus, após um início fulgurante com a selecção do seu primeiro filme, a curta metragem Farpões Baldios, cuja estreia mundial teve lugar no Festival de Cannes, na secção Quinzena dos Cinéastes em 2017, tendo estado presente em mais 70 festivais de cinema e mostras, um pouco por todo o mundo.
Fogo do Vento que acompanha alguns dos protagonistas do filme anterior, aprofundando as histórias desta comunidade na paisagem alentejana, num filme político que convoca a memória das gerações anteriores e nos transporta da resistência à ditadura salazarista ao tempo presente, numa reflexão sobre a guerra e paz, marcando a importância do seu discurso no actual contexto mundial.
Marta Mateus é também produtora desta obra, ao lado do cineasta Pedro Costa.
Sinopse
As vinhas deram fruto e é tempo de vindima. Soraia, uma jovem rapariga, corta-se. O sangue mistura-se com o vinho. Um touro negro segue-a. No cimo das árvores, o tempo estende-se. Entre folhas e ramos, a comunidade abriga-se para partilhar o pão e o vinho, amores e desamores, memórias e sonhos, histórias de guerra e paz, as marcas da paisagem. Entramos na grande noite, onde a natureza também fala. Tudo arde, é o fogo do vento que traz a canícula.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar