Baseado na história verídica de Srinivasa Ramanujan, um génio da matemática autodidata indiano que cresceu pobre em Madras, na Índia, ‘O Homem que Viu o Infinito’ estreia em Portugal a 14 de julho, protagonizado pelo ator britânico de origem indiana Dev Patel (‘Quem quer ser Bilionário?”).
Em 1913 e sem formação académica, Ramanujan desenvolveu várias teorias matemáticas que o levaram até Trinity College, em Cambridge, onde criou um forte vínculo com o seu mentor, o excêntrico professor G.H.Hardy, interpretado por Jeremy Irons. Juntos lutaram contra o preconceito para revelar os feitos matemáticos ao mundo.
Esta história inspiradora, que retrata a amizade que mudou para sempre a matemática, inclui contribuições substanciais para as áreas da análise matemática, teoria dos números e séries infinitas. Filmado na India e em Inglaterra, o elenco distingue-se pela marca de qualidade britânica com Dev Patel, Jeremy Irons – Vencedor do Óscar® de Melhor Ator em 1990 -, e TobyJones.
Concurso de talentos matemáticos associa-se ao filme ‘O homem que viu o infinito’
Sinopse:
Srinivasa Ramanujan (Dev Patel) é um génio autodidata de 25 anos de idade, que não conseguiu entrar na universidade devido ao seu estudo quase obsessivo e solitário da matemática.
Determinado a prosseguir a sua paixão, Ramanujan escreve uma carta a um eminente professor do Trinity College, em Cambridge. O Professor Hardy (Jeremy Irons) reconhece a originalidade e o génio do talento puro de Ramanujan e, apesar do ceticismo dos seus colegas, empenha-se em trazê-lo para Cambridge para que as suas teorias possam ser exploradas. Ramanujan deixa a família e a sua jovem noiva, e cruza o mundo até Inglaterra para, sob a orientação de Hardy, trabalharem nas suas teorias. Juntos, vão lutar para que o seu trabalho seja finalmente visto e reconhecido por um meio matemático que não está preparado para os seus métodos não convencionais.
‘O Homem Que Viu o Infinito’ é a improvável história verídica de um génio único, cujas inovadoras teorias o levaram a sair da obscuridade, num mundo em plena guerra, e da sua luta incansável para mostrar ao mundo a genialidade da sua mente.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar