‘Justiça Para Emmet Till’, O caso que impulsionou o movimento dos direitos civis nos EUA

0

‘Justiça Para Emmet Till’, o drama biográfico da realizadora americana Chinonye Chukwu ‘Clemência’, traz-nos uma nova perspectiva sobre a verdadeira história de Emmett Till, o jovem negro de 14 nos brutalmente assassinado no Mississípi em 1955. O filme chega aos cinemas nacionais a 16 de fevereiro, e conta com a interpretação magistral da atriz Danielle Deadwyler no papel de Mamie Till-Mobley – uma mãe em busca de justiça, que se converte numa das mais importantes ativistas americanas.

‘Justiça Para Emmet Till’ é a história não contada de Mamie Till-Mobleya mulher revolucionária que insistiu em mostrar ao mundo a imagem do seu filho brutalmente assassinado. Uma história de resiliência e coragem que gerou uma comoção mundial e ajudou a desencadear o Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Profundamente emocional e cinematográfico ‘Justiça Para Emmet Till’ é o retrato fiel de uma jornada comovente, onde a dor de uma mãe se transforma no poder universal de mudar o mundo.

Emmett Till foi linchado há 67 anos, devido a falsas acusações de assédio por Carolyn Bryant Donham, em 1955 no Mississipi. Os assassinos foram absolvidos assim como a acusadora, mas a indignação causada pela sua morte ecoou em muitos corações, e marcou personalidades como Martin Luther King ou Rosa Parks.

Nomeações Critics Choice Awards: Melhor Atriz para Danielle Deadwyler (distinguida pelos Gotham Awards com o prémio de Melhor Interpretação) e Melhor Jovem Ator para Jalyn Hall (Emmett Till), ‘Justiça Para Emmet Till’conta ainda no elenco com Whoopie Goldberg  e é considerado um dos dez melhores filmes do ano pela Rolling Stone.

Sinopse

‘Justiça Para Emmet Till’ é um filme profundamente emocional e cinematográfico sobre a história verídica da incansável busca por justiça de Mamie Till-Mobley para o seu filho de 14 anos, Emmett Till, que, em 1995, é assassinado num linchamento brutal enquanto visita os seus primos no Mississipi. Na dolorosa viagem de luto de Mamie que se transforma em ação, vê-se o poder universal da capacidade de uma mãe iniciar um movimento que chocou o mundo.

Realizado por Chinonye Chukwu, que assina também o argumento,‘Justiça Para Emmet Till’ conta no elenco com Danielle Deadwyler e Whoopi Goldberg, entre outros atores.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Maro vence Prémio José Afonso 2024

O álbum “hortelã”, da cantora MARO, é o vencedor do Prémio José Afonso 2024 A escolha de “hortelã” como álbum vencedor do PJA 2024 deveu-se ...