Com Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a britânica Sophia Myles nos principais papéis, ‘Listen’, a primeira longa-metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa, estreia já amanhã em 57 salas de cinema em todo o pais. O Teatro Trindade no Porto, contará com uma sessão especial este sábado, dia 24, com a presença da realizadora e de elenco.
Produzido pela Bando à Parte, em coprodução com a Pinball London, e com distribuição pela NOS Audiovisuais, ‘Listen’ foi rodado nos arredores de Londres e teve a sua estreia mundial a 8 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios: O Leão do Futuro, de primeira obra, o prémio especial do júri da secção Horizontes, duas distinções paralelas, ‘Bisato d’Oro’ e o Sorriso Diverso Veneza, entre outros.
Em ‘Listen’, Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia), vivem nos subúrbios de Londres e acabam por enfrentar sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’ levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim, e tudo se complica com o passar do tempo. Baseado em factos reais, ‘Listen’ aborda o drama de um casal português emigrado, a quem os serviços sociais retiram, injustamente, os filhos por suspeitas de maus tratos. Um filme que espelha a luta pela união de uma família após um erro irreversível.
Ana Rocha de Sousa que estudou cinema em Londres e assinou as curtas metragens ‘Laundriness’ (2012) e ‘No Mar’ (2015), concebeu a ideia para o filme em 2016, quando se deparou com as noticias sobre uma família portuguesa a passar por um caso de adoção forçada no Reino Unido. Incrédula com a situação, a realizadora sublinha que: ‘no Reino Unido, onde regras são regras, estes episódios acontecem, sobretudo, com famílias de classes sociais desfavorecidas’.
‘Listen’ chega às salas de cinema nacionais esta quinta-feira.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar