A GDA – Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (www.gda.pt), que se posiciona como uma entidade de interesse público, sem fins lucrativos, e cujo objetivo é a gestão coletiva dos Direitos dos Artistas, onde se incluem atores, bailarinos e músicos, através da Fundação GDA anuncia que o Júri do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2014, composto por André Gago, Beatriz Batarda e Leonor Silveira, designou para o Prémio de Melhor Atriz Principal Maria do Céu Guerra pelo seu trabalho no filme “Os Gatos Não Têm Vertigens “, e para o Prémio Melhor Ator Secundário Pedro Inês, pela sua interpretação no filme “Os Maias”.
Os vencedores irão, receber além do respetivo galardão, a quantia de €3.000 Prémio de Melhor Atriz Principal e de € 2.000 Prémio de Melhor Ator Secundário. A Cerimónia de Entrega dos Prémios irá ter lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa, no próximo dia 17 de Novembro, a partir das 18:30.
A organização da Edição de 2014 deste prestigiado galardão é da responsabilidade da Fundação GDA no contexto da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. Este Prémio tem como objetivo promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa no formato cinema.
O Júri do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2014 avaliou o desempenho dos atores e atrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2014.
«É com grande satisfação que mais uma vez realizamos a cerimónia de entrega deste galardão e testemunhamos o talento dos nossos atores e a excelência do seu trabalho, que não se rende às dificuldades que temos vindo a atravessar nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito à cultura e aos apoios à produção nacional que se têm visto brutalmente reduzidos nos últimos anos. Apesar de o número de filmes produzidos anualmente ter sofrido uma redução drástica – apenas 9 longas – metragens de ficção portuguesas estrearam em 2014, congratulamo-nos pelo momento especial que o cinema português está a viver. É neste contexto que mais uma vez a GDA anuncia os vencedores de mais uma edição do Prémio Atores de Cinema – Fundação GDA. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer e distinguir o talento e o trabalho dos atores e atrizes de língua portuguesa, e é o contributo da GDA para o desenvolvimento de uma política cultural e artística de mérito de Portugal» – afirma Pedro Wallenstein, Presidente da GDA e Presidente do Conselho de Administração da Fundação GDA.
«A GDA prosseguirá com os esforços possíveis no sentido de apoiar a cultura e o cinema nacionais, através da defesa e do apoio das carreiras dos artistas, promovendo os seus programas do Fundo Cultural e iniciativas como este Prémio, que tem um valor exclusivo porque foi criado por artistas, é decidido por um júri que integra apenas atores e distingue os seus pares», conclui aquele responsável.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar