Não FIKE em casa

0
FIKE / Facebook

Depois da ausência em 2012, o FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens – volta este ano com uma programação reforçada e, pela primeira vez, não se fica apenas por Évora. Esta edição arrancou em Beja que, a partir deste ano, será parte integrante do roteiro do FIKE.

Tratando-se duma estreia, a organização do FIKE reservou para Beja a antevisão do festival e as sessões de cinema para as escolas, que decorreram entre os dias 17 e 19 deste mês. Em Évora, com início a 22 de Outubro, centra-se a programação principal, com as habituais categorias de ficção, documentário e animação, incluídas na competição internacional de curtas metragens.

Esta edição conta com 38 filmes a concurso, oriundos de 19 países e seleccionados a partir de mais de mil inscrições. Para além da vertente competitiva e em celebração do centenário do cinema na Índia, o FIKE incluirá também a projecção de filmes indianos inéditos em Portugal, seleccionados por Premendra Mazumder, vice-presidente da Federation of Film Societies of India.

O FIKE 2013 é promovido pela Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora e pela Estação Imagem e, pela primeira vez este ano, pela Associação cultural bejense Lêndias d’Encantar. De realçar também que o FIKE está integrado no projecto Imaginários a Sul, uma plataforma de animação dos centros históricos, assente numa programação em rede de eventos ligados ao cinema, teatro e música.

festival

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também