Tracing Utopia em competição para os Tigres de melhor curta no Festival de Roterdão

0

Tracing Utopia, curta metragem realizada por Catarina de Sousa e Nick Tyson, está seleccionada para a competição internacional de curtas metragens do Festival de Roterdão, onde terá a sua estreia mundial. O festival, que este ano celebra o seu 50º aniversário, acontece entre os dias 1 e 7 de Fevereiro de 2021 num formato reduzido e híbrido. Dadas as restrições impostas pela pandemia, as sessões competitivas decorrerão presencialmente durante o festival, que terá um segundo momento de 2 a 6 de Junho dedicado às celebrações deste importante aniversário.

Tracing Utopia resulta de uma colaboração entre os realizadores que fizeram uma residência na UnionDocs em Nova Iorque. Apesar dos constrangimentos impostos pela nova realidade, os realizadores persistiram na ideia inicial de dar voz a este grupo de jovens e exploraram a possibilidade de criação de comunidade no espaço digital. Este trabalho, que retrata as aspirações de uma comunidade de jovens queer no Queens, é uma odisséia que transcende o tempo, através  dos sonhos e visões de um mundo melhor. O filme parte de uma utopia e cria um manifesto colaborativo, exigindo as mudanças que os jovens queer desejam hoje.

Sinopse: 
Uma viagem à dimensão queer. Através do espaço e do tempo. Jovens queer sonham o futuro. Uma máquina de guerra é construída e está em movimento. O amor vencerá. Elxs irão mudar o mundo. Tracing Utopia é uma odisseia através dos sonhos de jovens queer nova-iorquinos e das suas visões de um mundo melhor. Realizado por Catarina de Sousa e Nick Tyson, este documentário imagina a forma de uma comunidade queer que transcende o tempo, através de vislumbres de uma utopia manifestada nas ruas, em espaços colectivos e online. Um manifesto colaborativo entrelaça estes passados e futuros, afirmando uma mudança ambicionada pela juventude queer dos nossos dias: “Enquanto jovens queer de Queens, exigimos esta utopia para construir um mundo melhor.”

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também