‘Variações’, do realizador João Maia, estreia esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema e é o primeiro filme português a ser exibido em tecnologia Dolby Atmos, proporcionando aos espectadores uma experiência sonora mais imersiva.
‘Celebrar a vida e a música de António Variações’ é o mote do filme que retrata a primeira estrela pop portuguesa e uma das figuras mais exuberantes do nosso país. ‘Variações’ estreia no ano em quase assinalam 35 anos após a sua morte e 75 do seu nascimento.
Produzido por Fernando Vendrell – David & Golias e realizado por João Maia, com Sérgio Praia no papel de António Variações, ‘Variações’ relembra o percurso biográfico do músico, com especial enfoque no período entre 1977 e 1981. Do elenco destacam-se também outros atores como Filipe Duarte, Victoria Guerra, Teresa Madruga, Augusto Madeira, Afonso Lagarto, Tomás Alves e José Raposo, entre outros.
A banda sonora do filme será editada a 23 de agosto pela Sony Music Portugal, um dia depois da estreia, em formato físico e digital e conta com ‘Quero dar nas vistas’ um tema inédito recriado por Armando Teixeira (dos Balla) para o filme. Armando assumiu produção musical a convite de João Maia e, através das famosas cassetes de António Variações, deu corpo às músicas que ele gravara na garagem, com músicos amadores, no final dos anos 70.
Sinopse
‘Variações’ retrata a vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida Lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984.
‘Variações’ é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar