A 8ª edição do Verão Azul – Festival de Artes Performativas não poderia ter arrancado da melhor maneira. Depois de um intenso programa na cidade de Lagos, o maior evento de arte contemporânea do eixo barlavento-sotavento chega esta semana a Faro.
Nas próximas sexta e sábado, vai ser possível conferir alguns dos melhores artistas e espectáculos que marcam o que de melhor se faz na música electrónica, mais ou menos experimental, teatro e performance.
Dia 27 de Outubro, destaque para a grande estreia no Algarve do aclamado espectáculo António e Cleópatra, escrito e encenado por Tiago Rodrigues, no Algarve, mas especificamente, no Teatro das Figuras. Neste espectáculo Sofia Dias e Vítor Roriz levam-nos a ver o mundo através da sensibilidade das almas alheias do imperador romano e da última rainha do Egipto. Às 23h30, no Club Farense, oportunidade única de ver e ouvir o projecto visual/musical My Paradise is better than yours que nasce da colaboração do fotógrafo Vasco Célio com os músicos Carlos Barreto e João Frade, que agora apresenta uma nova formação com os grandes senhores do Jazz nacional: Mário Delgado e Carlos Barretto.
No sábado, dia 28, o grande destaque vai para a apresentação de Plethora de Jonathan Uliel Saldanha que, depois de, em Setembro, ter surpreendido no Barreiro, se prepara para repetir o feito agora instalado no Parque de Estacionamento do Mercado Municipal de Faro e com a ajuda de 60 elementos da comunidade local.
Pelas 21h30, no Teatro das Figuras, tempo para conferir o encontro improvável do mexicano Murcof e da francesa Vanessa Wagner. Em Statea, o músico de electrónica, figura de proa do Ambient e a multipremiada pianista clássica pretendem oferecer uma ambiciosa e fascinante definição do género modern classical. Enquanto muitos projectos que cruzam géneros se limitam a capturar a proeza instrumental, Murcof e Wagner mergulham profundamente na sua textura sónica, combinando a mestria técnica e o desejo de ir além das barreiras criativas pegando em obras de nomes como John Cage, Arvo Pärt, Ligeti, Erik Satie, Philip Glass ou Aphex Twin.
A partir das 23h30, a festa termina com o electropop dos Easter e com um DJ Set de Lynce na Associação Recreativa & Cultural de Músicos.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar