Arranca já na próxima segunda-feira, dia 20 de Abril, a programação BoCA Online, um ciclo de programação para acontecer no espaço online (não-lugar) e com uma duração em aberto (não-tempo).
No contexto da actual paralisia mundial causada pela crise pandémica do covid-19, mais que uma medida de recurso que advêm da impossibilidade do cumprimento “normal” de uma agenda de actividades artísticas, John Romão, director artístico da BoCA, propõe um programa construído de raiz que reflicta sobre o estado do mundo e sobre as arquitecturas do sensível que habitamos agora: o corpo, a casa e a câmara, elementos que são referências centrais da história da experimentação artística.
Assim, dialogando entre o passado e o presente, o programa da BoCA Online foi pensado de acordo com seis actividades que serão activadas nas redes sociais oficiais da BoCA já a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de Abril. São elas:
Homework
Inspirado no movimento Fluxus, em que artistas escreviam instruções para serem activadas pelo público dentro museus, a BoCA convida agora artistas para escreverem instruções para activação em casa. A cada segunda-feira, são partilhadas partituras inéditas que desafiam o público a levar a cabo, ou não, um diálogo entre o exterior e o interior, o corpo e a imaginação.
Live Streaming de Performances
Transmissões em directo de performances de curta duração comissionadas pela BoCA pensadas através do dispositivo relacional corpo-câmara-casa.
Press Play
Exibição de uma selecção de vídeos de performances e filmes de artistas que questionam a relação do corpo performativo, com a arquitectura e a câmara. A escolha far-se-á directamente ora do arquivo da bienal, ora via parcerias com outras instituições. A parceria inaugural junta a BoCA à Tate Modern, tendo Catherine Wood – curadora de Performance da instituição inglesa – seleccionado três performances concebidas para a Tate Rooms (2011-2015), uma série de performances feitas para as salas da Tate, transmitidas ao vivo e pensadas exclusivamente para o ciberespaço.
Conversas Online
Ciclo de diálogos com convidados de diferentes áreas, relacionando a problemática do Covid-19 em torno do Corpo, Ciência, Pensamento, Comunidade, Sustentabilidade e Imaginação.
Ecotemporâneos
Este é o projecto que junta personalidades a pensar os espaços verdes em relação com a literatura. Agora no formato online, cada convidado partilha uma fotografia sua numa paisagem natural, relacionando-a com um livro que tenha em casa, criando um diálogo entre o corpo (confinado na habitação e na fotografia), a natureza e a imaginação. Uma conversa informal via live do instagram na qual a comunidade online é chamada a participar.
BoCA Sub21
Reactivação da plataforma artística dedicada aos mais jovens. Nesta nova abordagem online, chamam-se jovens de todo o país, com idades entre os 16 e os 21 anos, para criar e pensar a partir da programação BoCA Online. Com a direcção de Sara Franqueiro. Inscrições abertas até 21 de Abril. Mais informações no site oficial.
Até final de Junho de 2020, a BoCA Online tem prevista a participação de Ailton Krenak, Albano Jerónimo, Ana Gomes, Anabela Mota Ribeiro, André Lepecki, Alexandra Pirici, Bill T. Jones, Catarina Vaz Pinto, Cao Fei, Cecilia Bengolea, Constança Entrudo, Dora Garcia, Gerard & Kelly, Gonçalo M. Tavares, Joana de Verona, Lia Rodrigues, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, José Bragança de Miranda, Maria Mota, Mariana Monteiro, Mariana Tengner Barros, Meg Stuart, Miguel Moreira, Odete, Os Espacialistas, Pedro Barateiro, Sara Barros Leitão, Salomé Lamas, Tania Bruguera, Tânia Carvalho, entre outros nomes a anunciar.
À parte de incentivar e financiar a criação neste contexto especial, desenvolver estratégias de cooperação entre sectores e fomentar o pensamento e a criação artística do público mais jovem, a BoCA Online tem ainda como objectivo apoiar o sector artístico de maneira mais directa. Para isso, vai ainda levar a cabo uma angariação de fundos internacional com o objectivo de apoiar financeiramente artistas, técnicos e produtores culturais de qualquer território artístico, com idade até 35 anos, em situações de comprovada precaridade. O total das receitas deste crowdfunding reverterá inteiramente para os ajudar.
Com uma programação diária, anunciada semanalmente, a BoCA Online irá decorrer, entre o antes e o depois, nos canais oficiais online da BoCA: Instagram, Facebook, Youtube.
Porque este tempo, segundo John Romão, “pode também ser uma oportunidade para descolonizar o nosso imaginário e repensar modelos de comunicação, de produção e de apresentação performativa que, nascidos nas urgências específicas deste contexto crítico, possam ser consequentes e se possam prolongar no futuro.”
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar