A nova experiência virtual e interactiva de Ana Borralho & João Galante estreia esta semana na BoCA Bienal
Continua o arranque vigoroso de Ana Borralho & João Galante nesta nova temporada.
Depois da surpreendente estreia de Louise Michel, no sábado passado, em Faro, a dupla de criadores – reconhecida como uma das mais inovadoras e provocadoras da cena artística contemporânea – prepara-se para abrir o Chatroom, em Lisboa.
Nos próximos dias 13 e 14 de Outubro, no âmbito da BoCA Bienal, o Teatro do Bairro transforma-se numa sala de chat virtual gigante, com o público a ser chamado a desempenhar o papel de utilizador. Os espectadores, mergulhados num ecrã panorâmico, são convidados a instalar a app de mensagens instantâneas Telegram e a entrar numa sala designada após escolherem um nome de utilizador e um avatar para construir a sua identidade digital única.
A partir daí, desafia-se a que explorem a profundidade da sua criatividade, compartilhando, entre si, mensagens visuais ou sonoras. De experiências pessoais a pensamentos e/ou reflexões, os usuários são incentivados a reflectir sobre temas como a paisagem, a presença, o eu e o outro, a solidão, a identidade, a vulnerabilidade e a empatia, enquanto a linha que separa a realidade virtual e a experiência humana se torna cada vez mais ténue.
Um elenco anónimo observa a interacção participando como moderador subtil, fornecendo estímulos provocativos para incentivar a uma maior introspecção, e à sequência estrutural da peça.
Chatroom é, assim, uma experiência única e envolvente que desafia os limites da arte e da tecnologia, iluminando a complexidade das relações humanas no mundo contemporâneo. Mais uma peça imperdível do trabalho da dupla que conta já com um extenso historial de questionamento da natureza das conexões humanas, continuam a surpreender e envolver o público com o seu trabalho instigante e provocador.
Dias 13 de Outubro pelas 19h30, e 14 de Outubro pelas 21h30, no Teatro do Bairro (Bairro Alto), Chatroom de Ana Borralho & João Galante desperta a necessidade de ligação e compreensão entre seres humanos virtualmente conectados.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar