Numa manhã de Janeiro e contra a vontade do Rei, a Rainha Dona Isabel foi distribuir pão pelos pobres. Ao regressar ao palácio é surpreendida por D. Dinis que, ao ver o volumoso regaço da Rainha, pensou tê-la apanhado em flagrante. O diálogo que se segue retrata um dos milagres mais conhecidos da nossa história.
Que levais no regaço, minha mui nobre esposa?
São rosas, senhor, são rosas
O Rei, incrédulo, especialmente por não haver rosas naquela altura do ano, lançou o desafio:
Podeis mostrar-me essas rosas de Janeiro?
Se só vendo acreditais na minha palavra… respondeu Dona Isabel, ao mesmo tempo que abre o regaço e deixa cair as rosas.
Estava feito o milagre. Um milagre que, em Vila do Conde, ninguém vai querer que se repita. E apesar do restaurante temático da Feira de Gastronomia se chamar precisamente São Rosas, Senhor… São Rosas!, é o pão que nos interessa. E é pão que será a figura central da 15ª Feira de Gastronomia de Vila do Conde, de 23 de Agosto a 01 de Setembro.
No restaurante temático todas as propostas serão à base de pão, mas há muito mais para percorrer nos cerca de 70 stands espalhados pelos 11 mil metros quadrados do recinto. Do pão tradicional aos bolos e biscoitos, passando pelos enchidos , pelos queijos, as compotas, os azeites e vinagres, as ervas aromáticas ou os vinhos… há de tudo e para todos os gostos, até uma livraria dedicada à gastronomia.
Vai ser possível provar o país todo de norte e sul e ilhas, num roteiro pelas várias petisqueiras do recinto e pelos sete restaurantes, cujas ementas serão verdadeiros guias de viagem pela gastronomia nacional. Ao longo de dez dias, Portugal vai estar em Vila do Conde. Para comer na hora ou trazer para casa. A partir de 23 de Agosto.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar