Festas de São Bartolomeu arrancam quinta-feira na Foz do Douro

5

A partir de quinta-feira, dia 21, e até dia 31 de agosto, as Festas de São Bartolomeu, na Foz do Douro, apresentam um programa repleto de atividades, animação cultural e musical. Um dos momentos altos será o Cortejo do Trajo de Papel, um acontecimento com mais de 150 anos de história que envolve na confeção e desfile cerca de 400 pessoas, dos 7 aos 77 anos.

Todos os dias no Jardim do Passeio Alegre, entre as 16h00 e as 24h00 vai ser possível descobrir o que de melhor e mais original os artesãos de todo o país têm para mostrar e deliciar-se com as iguarias do espaço gastronómico, onde há petiscos para todas as gulas.

No dia 24 de agosto, o Cortejo de São Bartolomeu, mais conhecido como Cortejo do Trajo de Papel volta a encher de cor e alegria as ruas da Foz do Porto, com centenas de festeiros a terminar no ritual banho santo na praia, garantia de “servir de cura e prevenção para todo o mal” para o ano inteiro, tal como reza a tradição.

 

Música marca o ritmo das Festas

O humor e a música do comediante Francisco Menezes abrem as Festas pelas 21h30 no dia 21, o primeiro de 10 dias de música e animação com uma programação que inclui Alberto Índio, a Banda Marcial da Foz, a Invicta Big Band, Kiko & the Jazz Refugees e Marta Ren & The Groovelvets.

O dia 24 assiste à Noite de Fados e o samba toma conta das Festas no dia 25 à noite, com o dia 28 a ser entregue aos ritmos dos DJs logo a partir das 17h30. No encerramento das festas de São Bartolomeu, tomam o palco no Jardim do Passeio Alegre os Pauliteiros de Nevogilde, o Orfeão da Foz, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal. Um programa que conjuga pop, soul, jazz, fado, sons de orquestra e muito mais para que todos possam dançar, cantar ou apenas desfrutar de vários ambientes musicais num um oásis único dentro da cidade.

 

Cortejo do Trajo de Papel sai à rua no 24 de agosto

Na manhã de 24 de agosto, a tradição sai à rua vestida de todas as cores e com indumentárias de várias épocas e sempre originais. Depois de meses de confeção pelas dezenas de escolas, associações e coletividades da Foz do Douro, os mais surpreendentes trajos em papel desfilam pela Foz, envergados por centenas de pessoas, numa contagiante romaria de beleza, alegria, criatividade e um grande colorido. Vários temas, passando pelas Marchas Populares, Passeio Alegre e Tabuleiros de Tomar, vão colorir algumas das artérias mais emblemáticas da Foz.

Da “Cantareira”, onde os pescadores ainda são tradição, passando pela “Foz Velha” e seus fontanários, pelo “Orfeão da Foz do Douro”, uma das instituições mais antigas da Foz, até ao “Jardim do Passeio Alegre” com o seu carismático quiosque do chalet Suíço, ponto de encontro de incontornáveis intelectuais na sua época, o cortejo promete uma narrativa apaixonante que fala de raízes, história e estórias.

O Cortejo do Trajo de Papel termina no ritual banho santo de mar para as centenas de participantes, onde o preceito estipula que “têm de ser 7 os mergulhos por cada banho no mar” para que os benefícios de cura e proteção proporcionados por São Bartolomeu sejam integralmente aproveitados no ano seguinte.

 

Artesanato regressa com nova abordagem

A tradicional feira de artesanato tem este ano uma nova dinâmica, onde os artesãos tradicionais e o Mercado Porto Belo mostram todo o seu engenho e arte, numa mostra viva do que de mais autêntico e original se faz, se cria e recria a nível nacional.

 

A Gastronomia não falta à chamada de São Bartolomeu

Nas Festas não poderiam faltar iguarias para todos os gostos e gulas. De 21 a 31 de agosto, os petiscos regionais e deliciosas criações gastronómicas estão à disposição noite e dia no Jardim do Passeio Alegre para retemperar forças a todos os festeiros. Nem um Santo vai conseguir resistir às tentações da montra de sabores das Festas!

 

Desporto e animação para toda a família

Da comédia com a atuação de Francisco Menezes logo no dia 21 de agosto, às artes performativas, todos poderão desfrutar das várias atuações que terão lugar no Jardim do Passeio Alegre com muita animação à mistura. As atividades desportivas têm lugar nos vários dias das Festas com inúmeras competições, como o torneiro amador de minigolfe na manhã de 23 de agosto ou o troféu de futebol no dia 17, no Campo da Ervilha, às 17h, entre tantos outros.

 

Preçário Festas S. Bartolomeu 2014

  • Até aos 6 anos – entrada gratuita
  • Bilhete único diário – 2 euros
  • Bilhete de família (2 adultos e 2 menores de 18 anos) – 5 euros
  • Bilhete individual para os 11 dias das Festas – 8 euros

Artigos Relacionados

5 comentários

  1. alice leite 22 Agosto, 2014 at 19:25 Responder

    A mais de 40 anos que não vou , este ano sim vou lá estar para recordar pois lembro-me bem do cortejo era muito bonito espero que esteja igual ou melhor

  2. Maria 30 Agosto, 2014 at 17:41 Responder

    Concordo com o comentário da Bianca, porque insistem em cobrar entrada? assim só afastam o público.
    Vou todos os anos à feira de artesanato de Vila do Conde e a entrada é sempre gratuita.. Vou a outras feiras de artesanato e em nenhuma se paga a entrada. Não sejam ridículos. Parem de cobrar entrada na feira sim

  3. fernanda 4 Setembro, 2014 at 22:13 Responder

    porque se paga 2 euros de entrada durante o dia ‘Devia só se pagar á noite para assistir aos concertos pois não fui e tive pena de não ver o artesanato pois compro sempre algo mas pagar 6 euros que somos 3 já era dispendioso , não pensão nisso como eu muita gente chegava á bilheteira e vinha para trás aqui fica o meu comentário graçias.

Post a new comment

Veja também