De 27 a 29 de setembro, no Entroncamento:
na encruzilhada fantasiamos o futuro
A um mês da sua realização, é anunciada a programação completa do Festival Vapor, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. Organizado pelo Município do Entroncamento e pelo Museu, o Festival Vapor apresenta três dias com música, cinema, teatro, performance, literatura, exposições, oficinas e atividades para todas as idades.
No cinema, o Vapor recebe uma extensão do Festival Internacional Planos. Uma viagem pelo mundo da ficção, através da exibição de cinco curtas-metragens.
As artes performativas estão presentes com o espetáculo Le Cabaret Rock – The Best of Custom Circus, dos Nirvana Studios, prometendo extravagância, com doses surpreendentes de loucura, paródia e poesia explosiva.
Também no teatro, especialmente para crianças e famílias, o Bestiário apresentaduas histórias: Curo-vos de Todos os Males e O Segredo da Ti Miséria, inspiradas no Bestiário Tradicional Português, a primeira obra que reúne e ilustra diversas criaturas fantásticas que povoam o imaginário nacional.
Promovendo a interação com o público jovem, há sessões destas histórias destinadas ao primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. Haverá ainda um debate sobre o tema Fantasiar o Futuro destinado a turmas do ensino secundário.
Na dança, a escola Es-Passo Dança apresenta uma coreografia inspirada na busca de uma máquina do tempo para poder ver como era Steamtopia na sua plenitude.
Promovendo uma maior relação com a comunidade local, o Festival Vapor dá a conhecer a performance Nuvem de Futuro, um espetáculo comunitário dinamizado pela estrutura artística ondamarela.
A literatura também está presente, na Feira do Livro, dinamizada pela Editorial Divergência, oferecendo um vasto conjunto de publicações dedicadas à ficção científica, ao fantástico e ao horror.
O Fórum Fantástico apresenta um concerto literário, com Maria do Mar e João Morales, baseado em obras relacionadas com o fantástico e uma oficina de escrita criativa para o público adulto.
Em parceria com a Liga Steampunk, acontecem várias atividades: Fábrica de Autómatos, Duelos de Chá, Jogos de Tabuleiro, Jogos Tradicionais e uma oficina para famílias. Para quem quiser tirar fotos num cenário vitoriano, o SteamSnap dispõe de acessórios Steampunk.
Na música, o cartaz já anunciado inclui no dia 27 de setembro, Conferência Inferno e Linda Martini, no dia 28, Moonshiners e Scúru Fitchádu e a 29 de setembro, Ana Lua Caiano.
E porque o Festival Vapor é para Todas as Pessoas, os concertos e o teatro têm tradução para Língua Gestual Portuguesa e o festival está preparado para receber público com necessidades específicas, incluindo crianças.
A todo o Vapor urge sonhar e desejar novos futuros, por isso, na edição de 2024, o festival assenta no tema Fantasiar o Futuro. No Festival Vapor, o Entroncamento é a encruzilhada do conhecimento com a diversão.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar