A GDA – Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (www.gda.pt), que se posiciona como uma entidade de interesse público, sem fins lucrativos, e cujo objetivo é a gestão coletiva dos Direitos dos Artistas, onde se incluem atores, bailarinos e músicos, anuncia que irá através da Fundação GDA assinalar o Dia Mundial da Voz, que se comemora a 16 de Abril, com uma ação de rastreio gratuito para artistas da responsabilidade da unidade de voz do Hospital Egas Moniz.
Na esteira dos anos anteriores, a Fundação GDA promove uma ação de rastreio gratuito da Voz para Artistas em Lisboa, na Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz do CHLO – Centro Hospitalar de Lisboa Oriental, e que estará a cargo da otorrinolaringologista Dra. Clara Capucho que é também consultora de voz da GDA. O Rastreio da Voz é gratuito e será realizado por meio de observação médica que inclui laringoscopia. Os Artistas interessados deverão dirigir-se a este Hospital dia 16 de Abril das 09:00 às 13:00, e das 15:00 às 17:00 horas.
Paralelamente, a GDA irá também participar na palestra “Voz das Vozes”, integrada na iniciativa Semana Mundial da Voz, que é promovida pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (SSCML). Esta palestra irá realizar-se dia 16 de Abril, a partir das 17:00 nas instalações dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, tendo como oradores os especialistas da Voz Dra. Clara Capucho e Dr. Rui Sousa e Silva, e conta, além disso, com a atuação do Coro dos SSCML, bem como com um momento musical organizado com o apoio da GDA e onde participarão: Nuno Guerreiro, Miguel Gameiro e Anabela. A apresentação dos trabalhos desta tarde, que irá encerrar com Eunice Muñoz recitando um poema, estará a cargo da atriz Paula Marcelo. Ainda neste âmbito, será anunciado um prémio dedicado à Voz e cuja primeira entrega terá lugar em 2016.
No Porto, a GDA assinala esta data participando numa Mesa Redonda subordinada ao tema “Voz em Contexto Artístico” organizada pela Sociedade da Terapia da Fala, no Auditório do Sindicato de Professores da Zona Norte, dia 16 de Abril pelas 17:20. Participam nesta mesa redonda, que será moderada por André Araújo, do Departamento de Voz da SPTF e docente do I.P. Porto, atores (de teatro/cinema e de dobragens) e cantores (líricos, ligeiros e do teatro musical).
Estas ações têm em vista a sensibilização dos cidadãos portugueses em geral, e dos profissionais da Voz em particular, para os cuidados a ter com este instrumento de trabalho e para a importância do rastreio na deteção atempada das patologias e na preservação das doenças da voz.
Pedro Wallenstein, Presidente da GDA e da Fundação GDA, afirma a este propósito: “Sendo a Voz o principal instrumento de trabalho de muitos artistas, a GDA considera fundamental empreender ações que contribuam para esclarecer os nossos atores e músicos-cantores sobre os cuidados a ter com a voz. Reunirmos especialistas médicos e artistas em torno de uma ação de sensibilização, que se dirige também aos demais cidadãos, parece-nos uma forma perfeita de assinalarmos esta data”.
A Fundação GDA, através da ação social, apoiada no financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas, desenvolve um importante conjunto de protocolos com diversas instituições do setor da saúde nas áreas de especialidades médicas mais diretamente relacionadas com a atividade profissional dos artistas utentes, de modo a poder oferecer-lhes condições especiais de acesso aos serviços e garantindo os processos de diagnóstico médico adequado, em caso de necessidade, e posterior encaminhamento para a área de especialidade.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar