Está lançada a programação completa da edição 2024 do IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infanto Juvenil a ter lugar no Porto entre os dias 22 e 28 de janeiro. A marcar a semana de cinema uma vasta programação de curtas metragens de produção recente agrupadas em sessões pensadas para as diferentes faixas etárias, para o público escolar e para as famílias. Antes do arranque do festival, há ainda uma sessão de warm up marcada para este sábado, dia 13 de janeiro pelas 16h00, na Casa Comum da Reitoria da UP.
No já habitual espaço de filme-debate, o IndieJúnior Porto, em parceria com a Mochila Cultural PNA, parte de Verão 2000, um conto íntimo e delicado, em que o jogo entre diferentes meios oferece uma visão da performatividade de género e do consentimento. A história de Sarah será o ponto de partida para uma conversa sobre os comportamentos sociais esperados com base na identidade de género e sobre a definição de limites nas relações íntimas. A sessão terá lugar a dia 25 de janeiro, pelas 11h00, na Casa Comum da Reitoria da UP. A dia 23 de janeiro, pelas 18h00 horas do mesmo dia, o espaço recebe ainda uma Masterclass de animação orientada por Claude Delafosse.
Destinada aos mais pequenos, o Cinema de Colo volta a ocupar o Novo Ático do Coliseu do Porto. Sete sessões entre sábado (27 de janeiro) e domingo (28 de janeiro), que propõe um espaço seguro e confortável, habitado por projeções coloridas e uma cenografia especial que estimula os sentidos de crianças entre os 6 meses e os 3 anos. Paralelamente, será realizada no mesmo espaço a oficina Entre Poças e Borrifos, destinada a bebés entre 1 e 2 anos, que trabalha com água, cor, imagens em movimento, som e outros elementos sensoriais para despertar sensações e risos.
Para públicos mais adultos, o IndieJúnior e o Maus Hábitos juntam-se na quarta, dia 26 de janeiro, pelas 21h00 para uma sessão de Cinema à Mesa. Com entrada gratuita, a iniciativa propõe um encontro entre os nossos pratos favoritos e quatro curtas metragens que navegam entre a ficção e animação e que exploram questões sobre o corpo. Destinada a jovens a partir dos 12 anos, esta sessão reflete sobre a fase de transição que é a adolescência e como é que podemos lidar com as imposições sociais que chegam de todos os lados: da família, dos amigos, da escola e de nós próprios.
No campo das oficinas, destaque para a parceria do festival com a equipa da clínica Vila Maria Alice. Numa prática já existente no dia a dia da clínica e tendo como ponto de partida filmes da programação desta edição, o festival integrará Oficinas Familiares de Psicologia, que criarãoespaços de visionamento, partilha, brincadeira e reflexão de algumas questões abordadas nos filmes, que se refletem no dia a dia da família com crianças, adolescentes e/ou jovens. Continuidade para as oficinas em parceria com a Galeria da Biodiversidade: A Sinfonia da Biodiversidade, explora a sinfonia da biodiversidade marinha, refletindo sobre a interdependência da vida e o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
A fechar o festival, no domingo dia 28 de janeiro, a já icónica Matiné Dançante do IndieJúnior volta à cafetaria do Batalha Centro de Cinema. Um momento de descontração entre espectadores, realizadores, convidados e equipa do festival, com direito a DJ set da Miss Playmobil e bolas de espelhos.
Tendo como fio condutor a celebração dos 50 anos da Revolução de Abril, o evento inclui ainda um alargado programa de cinema, conversa e outras ações que pretendem lançar um debate em torno do conceito de Liberdade. Este programa integra quatro sessões de cinema com curtas e longas metragens; um programa especial desenvolvido em parceria com a FILMar; oficinas para famílias e escolas; conversas; a conferência 50 Anos Depois e o filme-concerto Sons da Liberdade.
Anunciado estava também a escolha de Wandson Lisboa para a secção O Meu Primeiro Filme: o filme Toy Story: Os Rivais a ser exibido no sábado, dia 27 de janeiro, pelas 16h45, no Batalha Centro de Cinema. A sessão contará com legendas descritivas e língua gestual portuguesa.
De 22 a 28 de janeiro, o IndieJúnior passa pelo Batalha Centro de Cinema, pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett, pela Casa das Artes, pelo Coliseu Porto Ageas, pelo Maus Hábitos e pela Casa Comum da Reitoria da UP.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar