Maraña pela primeira vez em Portugal

0

A companhia apresenta-se nas Carpintarias de São Lázaro, entre 15 e 18 de maio

Maraña vimerge o público num universo onírico, onde a arte e o movimento se entrelaçam, criando uma intersecção entre circo contemporâneo, dança, marionetas, teatro físico e música ao vivo. Intérpretes, palco e cenário fundem-se num único organismo, enredado num novelo de croché, numa experiência hipnotizante, a que o público português poderá assistir pela primeira vez, entre os dias 15 e 18 de maio, em seis sessões, nas Carpintarias de São Lázaro.

A cenografia de Maraña é meticulosamente tecida à mão, por Paula Riquelme, criadora de texturas em movimento que se transformam em brilhantes tapeçarias, vivas e luminosas, que se fundem com as cinco performers numa coreografia de interdependência, que funciona como uma unidade coletiva: um organismo. Paula Riquelme, também conhecida pelo nome artístico Lapaulari, é uma coreógrafa aérea, diretora de artes circenses e artista têxtil chilena, com mais de 20 anos de experiência. “Precisamos de criar um tipo de magia através da beleza, que as pessoas não consigam descrever por intermédio de palavras.”, afirma. A arte, tal como a natureza, é uma força de renovação, que nos convida a imaginar, sonhar e construir outros mundos, esculpidos pela beleza, onde o movimento se torna linguagem e a forma se transforma em poesia.

Maraña é um espetáculo criado e pensado por mulheres, desde a sua diretora artística, à co-fundadora da Haize e co-produtora de Maraña, Majda Amroun, passando pelas cinco artistas em palco, até às DJ Kotoe e Anya, que irão animar a festa no penúltimo dia. Kotoe integrou o processo criativo de Maraña, tendo criado parte da trilha sonora. A DJ é conhecida por misturar a sua voz e a eletrónica de Berlim com as suas raízes asiáticas e sul-americanas. Anya é uma DJ que vive em Lisboa, colecionadora de discos, co-proprietária de uma loja de vinis, apresentadora de rádio, curadora de festivais de música (RBMA festivals) e booker. É também co-apresentadora do programa “All Styles All Smiles with Javybz” na NTS Radio. Desde 2006, tem atuado em alguns dos melhores festivais do mundo, como o Kala Festival, Moga e fará a sua estreia este ano no Dekmantel.

Dos mais novos aos mais velhos, para os amantes de arte, performance, música, design e muito mais, Maraña é um espetáculo inclusivo, criado para os que procuram na arte um refúgio de magia, sonho e harmonia. Após inúmeras apresentações esgotadas na Europa e nos EUA, Maraña chega finalmente a Portugal. Uma estreia com seis sessões, no Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro, entre 15 e 18 de maio de 2025.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também