Dias 20, 21 e 22 de setembro, a Mostra de Artes de Rua (M.A.R.) regressa a Sines para a 6.ª edição. A mostra – com entrada gratuita – apresenta uma programação que reúne 21 projetos artísticos entre circo, instalação, teatro, dança, música, site specific e jogos interativos, oriundos de Alemanha, Brasil, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido.
Na sexta edição, entre os 21 projeto artísticos, destaque para os espetáculos: Résiste, de Les Filles du Renard Pâle, que numa performance circence de funambulismo com música ao vivo, apresenta um espetáculo sobre luta e resistência; Raíz, de Circo Caótico, um dueto acrobático em que dois corpos dilacerados pelas forças que enfrentam tentam escapar de si mesmos; Seeking the Truth, de Pau Aran, um solo de dança abstrato, físico e composicional que se foca em estados de frustração e necessidade de pertença, de um colaborador assíduo da Wuppertal / Pina Bausch; Sota Terra, de Animal Religion, um espetáculo que é um lugar de descoberta entre a relação do ser humano, o subsolo e o planeta, por via de faróis e pulseiras cibernéticas que vibram quando o planeta tem atividade sísmica; POI, de D’es Tro, o espetáculo mais premiado na edição deste ano da mostra, é uma fusão das artes circenses com o jogo popular do pião; Born do Protest, de Joseph Toonga, desconstrói as presunções sobre figuras masculinas e femininas negras no seu primeiro espetáculo pensado para ser apresentado ao ar livre; e Time to Loop, de Duo Kaos, um jogo sincrónico de movimento, transformação e amor, em que construir e destruir fazem parte da mesma engrenagem.
O espaço público sempre foi palco de resistência e transformação. Nesta edição, a M.A.R volta a eleger a rua como o lugar privilegiado de encontro e partilha, de construção de relações e memórias. Promover as artes de rua é um manifesto pela liberdade. Devido à sua total acessibilidade, provocam uma rutura com a “estabilidade” quotidiana, ampliam a perceção da realidade e permitem romper com a ordem estabelecida. E esta “rutura” revela-se cada vez mais urgente e necessária, para que possamos refletir sobre a natureza e relações humanas, participar na construção do território e decidir sobre o nosso próprio destino.
As apresentações dos espetáculos, performances e instalações dividem-se por diferentes espaços públicos da cidade de Sines: Alameda da Paz, Antiga Estação de Comboios, Av. Vasco da Gama, Capela da Misericórdia, Castelo de Sines, Centro de Artes, Largo 5 de outubro, Largo Poeta Bocage, Pátio das Artes, Pavilhão Multiusos, Praia Vasco da Gama, Rua Serpa Pinto.
PROGRAMA
20 SET sexta-feira
XALA a.k.a Pedro Luz (dj set)
Welcome drink
17:00
Castelo
Duração: 90min.
D’ES TRO (circo)
Poi
18:30
Largo Poeta Bocage
Duração: 50min.
Poi é a história de um homem do campo, preso desde a infância ao efeito giroscópico do seu pião. Uma viagem de voltas e reviravoltas que nos transporta para o jogo, um dos estados mais importantes da vida. O pião é um jogo mágico e ancestral, com reviravoltas hipnóticas que percorrem um caminho de mais de seis mil anos de história. Este brinquedo, em vias de extinção, é capaz de parar o tempo, pois o simples facto de se observar a rotação do elemento, permite-nos isolar da velocidade que rege o nosso quotidiano. A fusão das artes circenses com o jogo popular do pião, e as raízes da cultura mediterrânica, são o principal foco deste espetáculo de caráter contemporâneo.
PAU ARAN (dança contemporânea)
Seeking the Truth
19:30
Capela da Misericórdia
Duração: 18min.
É um solo de dança abstrato, físico e composicional, que se foca em estados de frustração e necessidade de pertença. Este trabalho investiga a revolução interior da identidade, contemplando os encontros entre diversas culturas e crenças. Levanta questões sobre como pertencer a um mundo onde a rejeição espreita a cada esquina. “Ao longo da minha evolução como indivíduo, percebo que o corpo que habito não continuará nestas condições para sempre, que a Humanidade viaja perdida, à deriva, à procura de algo que nunca encontra e sempre a correr. Porque corremos tanto? Para quê, ou para onde, estamos tão atrasados?”.
JOSEPH TOONGA – JUST US DANCE (hip-hop)
Born to Protest
19:30
Ext. Centro de Artes
Duração: 35min.
Born to Protest é o primeiro trabalho ao ar livre de Joseph Toonga para a sua companhia Just Us Dance Theatre. A obra tem como objetivo desmontar as presunções sobre a figura masculina e feminina negras, baseadas na intimidação, no perigo e no isolamento, revelando, em vez disso, traços de carácter em torno da fragilidade, da vulnerabilidade e de uma batalha constante para provar o seu valor.
JOAQUÍN COLLADO (dança)
Quien Baila, su mal espanta
Pátio das Artes – CAS
21:00
Duração: 20min.
Joaquín Collado e Pol Jiménez exploram a relação entre dois bailarinos enquanto dançam um com o outro. Investigam os diferentes estilos e técnicas utilizados nas danças para casais, desde as danças tradicionais e folclóricas até às danças de salão de competição. Os aspetos estudados incluem o género, os papéis do mesmo na dança, a competição e a linguagem corporal expressiva.
CARLOTTA PREMAZZI (dança)
Portals
Ext. Centro de Artes
21:30
Duração: 150min.
Portals é uma imersão numa dimensão à parte, uma jornada interior e temporal que funde elementos físicos e digitais. O projeto inclui uma instalação de luz em forma de portal mágico e várias outras, de realidade aumentada, acessíveis através do uso da aplicação móvel. Para estes portais virtuais, será disponibilizado um mapa de localização dos mesmos, que estarão também devidamente sinalizados.
O objetivo do projeto é transformar lugares estáticos em acessos dinâmicos a mundos digitais, convidando à descoberta e interação, estimulando a curiosidade, imaginação e a memória coletiva. Os portais virtuais têm forte ligação a histórias e memórias locais, resultado do trabalho de investigação da artista.
HIPPANA MALETA (circo)
Tunnel
Ext. Centro de Artes
21:30
Duração: 150min.
É um convite para descobrir o mundo de uma forma lúdica e com novos olhos. Com o seu espetáculo de malabarismo sobre o génio do impossível e crença na fantasia, transformam o palco durante meia hora num fantástico teatro mágico, repleto de truques e belas imagens. Tunnel é um espetáculo em duo que entrelaça o malabarismo com elementos da dança, teatro e música de inspiração clássica. “O malabarismo é uma linguagem”.
COMPANY AR* (circo)
Passages
Quintalão do Castelo
21:30
Duração: 30min.
Espaços de passagem, de vertigem, de transformação, delimitados por paredes invisíveis. Uma mulher escorregadia que explora os seus limites. O rosto contorce-se, o corpo contorce-se, dança freneticamente o seu desejo de liberdade. Aprisionada ou protegida? Longe ou perto? Passages é uma criação que joga com o humor e a gravidade. Um corpo move-se dentro de uma estrutura estreita, num espetáculo de grande beleza poética, apresentado na M.A.R. num lugar que gera proximidade e intimidade.
DUO KAOS (circo)
Time to Loop
Antiga Estação de Comboios
22:15
Duração: 25min.
É uma história de movimento, transformação e amor, onde construir e destruir fazem parte da mesma engrenagem e, cada personagem à sua maneira, procura o apoio, e o seu complemento, para devolver o caos à harmonia. Tudo é um jogo sincrónico, e o equilíbrio é uma constante que nos leva para fora das nossas próprias fronteiras. Com leveza de espírito e ímpeto romântico, os dois personagens começam a entender que um não pode substituir o outro, mas juntos podem criar o loop perfeito.
ANIMAL RELIGION** (circo/performance)
Sota Terra
Ext. Pavilhão Multiusos
22:15
Duração: 50min.
O subsolo é inacessível, inóspito, escuro e húmido, um lugar onde colocamos o que queremos esconder. Ao mesmo tempo, encontram-se os minerais mais preciosos para a humanidade, enterram-se os entes queridos ou é encontrada parte da nossa história. Sota Terra é um espetáculo que explora a relação entre o ser humano, o subsolo e o planeta. O nosso dia-a-dia faz-nos caminhar rápido e olhar para a frente, mas o que acontece se pararmos para observar um lugar mais abaixo e profundo? Sota Terra convida-o a sair da superfície e a tornar-se um explorador ciborgue, equipado com faróis e pulseiras cibernéticas (que vibram quando o planeta tem atividade sísmica).
UPARTE (circo)
DESproVisto
23:00
Largo 5 de outubro
Duração: 50min.
Desprovidos de tudo, exceto de nós próprios, numa eterna busca para nos libertar das aparências, mostramo-nos ao mundo, nus e vulneráveis. DESproVISTO é uma aposta pela plasticidade, flexibilidade e mudança, entendendo que nem tudo precisa ser sempre da mesma forma. Sete acrobatas executam um exercício permanente de alto risco e, simultaneamente, de grande sentido estético.
MÚCAB DANS (multidisciplinar)
Correllums
24:00
Início Largo 5 de Outubro – percurso Centro Histórico
Duração: 45min.
É um olhar inovador sobre a cultura popular. Parte da essência do Correfocs, onde um coletivo de pessoas (os diabos) invadem as praças e as ruas, proporcionando momentos de grande beleza e energia, fortes imagens e emoções, de modo a criar um espetáculo visual de movimento, fumo e cor. Os “forcados do diabo”, que geralmente emitem faíscas, são substituídos aqui por garfos de laser que geram figuras volumétricas de luz. Estas estruturas permitem criar diferentes imagens, sincronicidades, sequências e efeitos visuais no espaço. Um espetáculo de dança, luz laser, fumo e música ao vivo, a encerrar em festa a 1ª noite da M.A.R.
21 SET | Sábado
TEATRO DO MAR
Jogos Interativos
10:00
Alameda da Paz
Duração: 180min.
Desde a primeira edição da M.A.R. que o Teatro do Mar produz e organiza a M.A.R., mas também a decoração do Jardim das Artes, e a conceção de uma série de atividades e jogos em torno de uma temática, neste caso o teatro itinerante, os seus bastidores e as viagens de uma companhia. No Jardim das Artes participam sempre amigos, colaboradores, associados e voluntários, para acolher, e acompanhar da melhor forma, as crianças e famílias que nos visitam.
MINIMONS (instalação)
Um Teatro no Jardim
10:00
Alameda da Paz
Duração: 180min.
É uma grande instalação, repleta de objetos e surpresas à medida que a percorremos. Conheces o mundo do teatro por dentro e por fora? Sabias que os artistas viajam para diferentes países para apresentar os seus espetáculos? E como é que fazem isso quando são pais e têm filhos? Graças ao diário de um menino chamado Patrick, descobrimos o verão em que ele partiu em tournée com os pais. Partilharemos as reflexões desta criança de 10 anos, ao longo de uma viagem por todo o mundo: Nova Iorque, Paris, Roma… estás pronto para viajar connosco?
ALAN SENCADES & ALVIN YONG (circo)
Rima
10:00
Av. Vasco da Gama
Duração: 30min.
“(…) el poema es un caracol en donde resuena la música del mundo y metros y rimas no son sino correspondencias, ecos, de la armonía universal..” Inspirado no texto de Octavio Paz, o espetáculo sugere uma narrativa poética, baseada na relação entre duas pessoas de geografias estranhas que coincidem, e se apoiam, na construção de uma definição comum de casa.
SUPER SUPER (clown)
Plouf & Replouf
16:10
Praia Vasco da Gama
Duração: 45min.
É uma comédia muda para todas as idades e os intérpretes são, acima de tudo, uma dupla de palhaços. O corpo é o vetor da emoção, criando um diálogo de movimentos físicos precisos, através de um humor subtil e inesperado. Nesta criação surgem como nadadores, só que…numa piscina de 1m de diâmetro e, mais absurdo ainda, no meio de uma praia. A forma como evoluem no seu propósito anuncia, e acentua, o ridículo de toda a situação. Das gotas aos redemoinhos, dos respingos aos escorregamentos, estes “atletas” vão surpreendê-lo e levá-lo às lágrimas de tanto rir.
TROCOS LUCOS (circo)
Tartana
17:10
Av. Vasco da Gama
Duração: 50min.
Tartana é um espetáculo que combina a pesquisa da técnica da báscula coreana, o equilíbrio das mãos e o humor. É uma cena enquadrada por uma carrinha, que serve de suporte à ação, onde se desenrola uma arriscada composição acrobática e muito mais. Uma proposta fresca e despreocupada, que o vai emocionar com a cumplicidade dos três acrobatas, que tentam resolver conflitos tão absurdos quanto divertidos.
SIENTA LA CABEZA (performance)
Trocados com Alma
18:20
Ext. Centro de artes
Duração: 30min.
É um projeto que envolve um grupo de 10 mulheres da comunidade local, em resultado de uma oficina de trabalho. É jogo, criação, expressão e liberação de energias estagnadas através da arte. É criar um outfit que as represente, aqui e agora. É transformar, revelar e assumir os sonhos e desejos mais secretos, em relação à autoimagem, para partilhar com o público através de ações, e reflexões, que convidam a romper com os cânones de beleza hegemónicos. É uma performance, colorida e divertida, que partilha a alegria das mudanças internas e externas vividas.
COBRA DE FOGO** (percurso audioguiado)
Expedição por Terras onde os pés não pisam
19:15
Ponto de encontro: Porta do castelo
Duração: 40min.
Arqueologia imaginária de Sines. Num percurso audioguiado, os viajantes partem à descoberta de uma cidade desaparecida, cujos indícios permanecem na paisagem atual da cidade. Espécies extintas na pré-história convivem com os ouvintes, e as suas configurações anatómicas ligam-se estranhamente à paisagem presente. Ouvem-se histórias de povos de quem já só resta ruínas. As suas construções deixaram espaços vazios, que permanecem desocupados e latentes, na topografia real da cidade.
JOSEPH TOONGA – Just us Dance Theatre (hip-hop)
Born to Protest
Ext. Centro de Artes
Duração: 35min.
COBRA DE FOGO** (percurso audioguiado)
Expedição por Terras onde os pés não pisam
19:15
Ponto de encontro: Porta do castelo
Duração: 40min.
Arqueologia imaginária de Sines. Num percurso audioguiado, os viajantes partem à descoberta de uma cidade desaparecida, cujos indícios permanecem na paisagem atual da cidade. Espécies extintas na pré-história convivem com os ouvintes, e as suas configurações anatómicas ligam-se estranhamente à paisagem presente. Ouvem-se histórias de povos de quem já só resta ruínas. As suas construções deixaram espaços vazios, que permanecem desocupados e latentes, na topografia real da cidade.
PAU ARAN* (dança contemporânea)
Seeking the Truth
19:45
Capela da Misericórdia
Duração: 18min.
JOAQUÍN COLLADO (dança)
Quien Baila, su mal espanta
21:00
Duração: 20min.
DUO KAOS (circo)
Time to Loop
Antiga Estação de Comboios
22:15
Duração: 25min.
CARLOTTA PREMAZZI (dança)
Portals
Ext. Centro de Artes
21:30
Duração: 150min.
COMPANY AR* (circo)
Passages
Quintalão do Castelo
21:30
Duração: 30min.
HIPPANA MALETA (circo)
Tunnel
Ext. Centro de Artes
21:30
Duração: 150min.
CIRCO CAÓTICO (circo)
Raíz
Ext. Centro de Artes
22:30
Duração: 35min.
Um território para reunir o que está fragmentado. Espaço que não nos segura e favorece a queda, um espaço onde o comum e a intimidade negoceiam um plural, onde a liberdade e o caos andam de mãos dadas, e essa dualidade é exatamente onde queremos estar. Dois corpos dilacerados pelas forças que enfrentam, na tentativa de escapar de si mesmos, de um lugar instável entre o “eu” e o “outro”. Um dueto acrobático que questiona o conceito de lugar-comum.
ANIMAL RELIGION** (circo/performance)
Sota Terra
Ext. Pavilhão Multiusos
22:30
Duração: 50min.
LES FILLES DU RENARD PÂLE (circo/música)
Résiste
Castelo de Sines
23:30
Duração: 40min.
Uma equilibrista move-se num fio alto, mas a linha é instável. Um músico não pode cair. Cada um resiste à sua maneira, numa luta absurda que é, simultaneamente, um grito de liberdade. Em Résiste, assistimos a uma performance circense de funambulismo, acompanhada por músicos ao vivo.
Um espetáculo belíssimo e forte, a melhor forma de juntar todo o público para encerrar sábado à noite da M.A.R.
22 SET | Domingo
SIENTA LA CABEZA (performance)
Tocadas com Alma
Rua Serpa Pinto
11:00
Duração: 30min.
COBRA DE FOGO** (percurso audioguiado)
Expedição por Terras onde os pés não pisam
Ponto de Encontro: Porta do Castelo
11:40
Duração: 40min.
ALAN SENCADES & ALVIN YOUNG (circo)
Rima
Av. Vasco da Gama
15:00
Duração: 30min.
TIRITITANTES (circo)
Ulterior El Viaje
Av. Vasco da Gama
16:00
Duração: 60min.
Um desfile espetacular em que seis personagens divertidas e cativantes fazem um percurso, como uma família, que inclui criaturas fascinantes de cinco metros de altura. Surpreendem o público com inúmeras peripécias, andam sobre uma bola gigante, cativam com acrobacias aéreas e, os “dragossauros” encantam com as suas habilidades e até se deixam montar pelas crianças. Um espetáculo para todos os públicos, a fechar a edição 2024 da M.A.R..
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar