Ensaio aberto “Sweat Sweat Sweat (um conjunto de pequenos afrontamentos)” e conversa com Cristina Mesquita de Oliveira, activista e fundadora da VIDAs, Associação Portuguesa de Menopausa, marcam o encontro das artes, da sociedade e da saúde em torno de um tema tão premente como é o da menopausa.
No próximo dia 18 de Outubro, quarta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Menopausa e a coreógrafa, dramaturga, intérprete e escritora Sónia Baptista aceita o convite para se associar ao programa de celebração promovido pela VIDAs Associação Portuguesa de Menopausa (VAPM).
Pelas 19h, no Palácio Pancas Palha, em Lisboa, Menopausa no Palco materializa-se num ensaio aberto da sua nova peça “Sweat Sweat Sweat (um conjunto de pequenos afrontamentos)”. Ao chegar aos 50 anos, Sónia Baptista reflecte agora sobre as transformações físicas e mentais associadas ao envelhecimento, assim como o respectivo contexto social e político. Com estreia marcada para 24 de Novembro, no São Luiz Teatro Municipal, esta nova criação é, mais uma vez, um exercício de dramaturgia auto-referencial que parte da sua experiência de vida.
O ensaio é seguido de uma conversa de Sónia Baptista com Cristina Mesquita de Oliveira, activista de menopausa e presidente/fundadora da VAPM e da Comunidade de Saúde em Menopausa Movimento Menopausa Divertida Portugal.
Este é um encontro inédito que visa reforçar a importância de envolver, estimular, dar visibilidade e fomentar o conhecimento, diálogo e cooperação entre agentes – neste caso do eixo saúde-artes/cultura – que não tem senão o objectivo de tornar a abordagem à menopausa mais aberta e compreensiva, de modo a operar mudanças reais na vida de quem por ela passa. Como há uma necessidade e vontade de tornar a arte contemporânea acessível a todas e todos, “há também uma urgência em humanizar a menopausa, acarinhando-a, tornando-a atempadamente acessível e entendível a todos que de algum modo a vivem. Só assim, quem lhe dá o corpo, o pode continuar a fazer, enquadrando-se nos novos tempos, nas novas possibilidades de cuidados que existem e vão para além dos cuidados médicos e farmacológicos e se inserem com toda a propriedade nas exigências do seculo XXI”, como refere Cristina Mesquita de Oliveira.
No ensaio aberto, estão confirmadas as presenças de Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, Marta Mesquita, membro fundador e presidente da AG da VAPM, Rosa Maria Sá, membro Fundador e da Direcção VAPM, Lara Mendes, Membro Advisory Board VAPM e Anne Gompel, membro Advisory Board VAPM.
O ensaio e conversa são abertos a todas e todos de forma gratuita, sujeitos apenas à lotação da sala.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar