Iniciativa imersiva irá percorrer vários centros comerciais do país para educar o público sobre a complexidade da doença e combater o estigma associado.
E se uma viagem de poucos minutos pudesse mudar a sua perceção sobre uma doença que afeta 68% da população adulta em Portugal? É esta a promessa do “Parque do Peso da Mudança”, uma inovadora experiência de realidade virtual que chega a vários centros comerciais do país já este mês.
A iniciativa, promovida pela Lilly em parceria com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), a Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólica (SPCO) e a Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade (ADEXO), convida os portugueses a sentarem-se num banco de jardim virtual para uma viagem imersiva e emocional pela realidade de quem vive com obesidade, desde as dificuldades do dia a dia até ao peso do estigma social.
Leiria, Oeiras, Lisboa, Matosinhos, Vila Real e Montijo são os locais que irão receber esta experiência, que consiste numa viagem imersiva, que transporta os participantes para a realidade de quem vive com obesidade. Ao longo da experiência, os participantes são guiados por um percurso que explora três dimensões fundamentais da doença: o impacto nas tarefas simples do dia a dia, a base biológica e genética que a define como uma condição médica complexa, e o doloroso estigma social, representado por uma “gruta escura” onde ecoam os preconceitos e julgamentos que estas pessoas enfrentam diariamente.
“O nosso compromisso em ajudar as pessoas com obesidade é inabalável. Com o ‘Parque do Peso da Mudança’, damos um passo em frente, utilizando a tecnologia de realidade virtual para criar uma experiência profundamente humana e educativa”, afirma Alicia de Castro, Diretora Geral da Lilly Portugal. “Em parceria com a SPEDM, a SPEO, a SPCO e a ADEXO, queremos transportar as pessoas para a realidade de quem vive com a doença, abordando não só as dificuldades físicas, mas também o peso do estigma social. Acreditamos que, ao promover esta experiência, podemos acelerar a mudança de mentalidades, levando a sociedade a compreender a obesidade como uma doença e sua complexidade.“
A experiência visa desmistificar a ideia de que a obesidade é resultado de falta de força de vontade, sublinhando a sua natureza de doença crónica. “A obesidade é uma doença crónica com uma forte componente biológica, algo que a experiência ‘Parque do Peso da Mudança’ ilustra de uma forma realista”, explica Paula Freitas, presidente da SPEDM. “Ver esta realidade traduzida numa experiência acessível ao grande público é um passo vital para que os doentes se sintam confortáveis para procurar ajuda médica”.
Para José Silva Nunes, presidente da SPEO, a iniciativa é uma ferramenta pedagógica de excelência. “Ao levar as pessoas numa viagem que passa pelas dificuldades do dia a dia, pela ciência por trás da doença e pelo doloroso estigma social, esta iniciativa consegue, em poucos minutos, transformar a perceção sobre o que significa viver com obesidade. É uma forma poderosa de substituir o julgamento pelo conhecimento.”
Segundo John Preto, presidente da SPCO, “a ‘viagem’ ao ‘Parque do Peso da Mudança’ é uma metáfora impactante e uma chamada de atenção para o estigma e o isolamento que muitos doentes sentem. Esta iniciativa reforça a mensagem de que a obesidade é uma condição médica séria que exige empatia, respeito e acesso ao tratamento.”
O impacto do preconceito é um dos focos centrais da experiência, um aspeto validado por quem lida diretamente com a doença. “Quem vive com obesidade conhece bem as vozes que ecoam nesta experiência. São os julgamentos que ouvimos todos os dias”, partilha Carlos Oliveira, presidente da ADEXO. “Esta iniciativa ajuda a construir a mensagem de que ‘a culpa não é sua’, mostrando a nossa luta diária não como uma falha, mas como uma prova de resiliência.” O ‘Parque do Peso da Mudança’ estará presente nos seguintes locais e datas:
- Oeiras: Oeiras Parque, 24 a 26 de outubro
- Matosinhos: MAR Shopping Matosinhos, 31 de outubro a 2 de novembro
- Lisboa: Amoreiras Shopping Center, 7 a 9 de novembro
- Vila Real: Nosso Shopping, 14 a 16 de novembro
- Montijo: Fórum Montijo, 28 a 30 de novembro
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar