Professores exploram o novo mapa “Portugal é Mar”

0

No dia 10 de dezembro, entre as 15h e as 18h, o Oceanário de Lisboa em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental desafiam professores a embarcarem numa ação de formação promovida no âmbito do mapa “Portugal é Mar”.

O novo workshop de exploração de recursos educativos contextualizará a proposta que revela Portugal como um dos maiores países do mundo, com um território marítimo 40 vezes superior ao terrestre.

Os conteúdos desenvolvidos por especialistas envolvidos no projeto têm o objetivo de consciencializar para todo o potencial do mar português e alertar para a necessidade de conservação do meio marinho, através de um conjunto de atividades que poderão ser exploradas em diferentes áreas curriculares, desde o ensino pré-escolar ao secundário.

Os professores vão compreender a importância da Zona Económica Exclusiva (ZEE) e da extensão da plataforma continental, deslindar os fundamentos jurídicos da proposta, tomar conhecimento das campanhas oceanográficas decorrentes e, ainda, descobrir os recursos naturais que estão disponíveis e passíveis de exploração no novo mar português. Adicionalmente, serão envolvidos em debates para a construção de um discurso que evidencie os valores arqueológicos, culturais, estéticos e históricos, o desenvolvimento tecnológico, os recursos minerais, os recursos energéticos renováveis e biológicos do mar.

Esta formação orientada para complementar a programação do sistema educativo no que respeita à valorização do oceano enquanto fator diferenciador do país e de construção de uma nova identidade nacional, a par com a presença do mapa “Portugal é Mar” em todas as escolas do país, permitirá a aquisição de conteúdos e ferramentas educativas que promovem a literacia dos oceanos junto da comunidade escolar.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também