O Tim é, sem dúvida, um dos nossos maiores escritores de canções. A
simplicidade da sua escrita aliada a um forte poder sugestivo e a uma rara
capacidade de síntese das suas metáforas fazem dele um dos mais
compreendidos autores das últimas gerações.
Jorge Palma
As letras do Tim vadiam pelas desolações urbanas e suburbanas, são acordesde palavras elétricas ressoando nos viadutos e nos armazéns onde sonham pessoas.
Carlos Tê
As letras que o Tim escreve partem de um lugar de honestidade, emoção e
liberdade e têm a capacidade de chegar diretamente aos nossos corações.
Teresa Salgueiro
Com o Zé Pedro a escrever um ou dois poemas por álbum, acabei por ser
responsável por grande parte das letras, títulos e textos dos Xutos & Pontapés, o que me levou a ter alguma facilidade na escrita de canções e,
passado este tempo todo, reunir estes milhares de palavras e levá-las ao prelo – Tim
Ao longo da sua carreira profissional, Tim gravou mais de três dezenas de CD e DVD para os quais escreveu mais de 150 letras de canções que agora apresentamos, com o selo da Minotauro, em Milhares de Palavras.
Com edição e apresentação de Jorge Pereirinha Pires, esta coletânea passa
em revista quase 50 anos de uma carreira que inclui Xutos & Pontapés, Resistência, Rio Grande, Tais Quais e Cabeças no Ar, além de vários álbuns a
solo e inúmeras colaborações.
Milhares de Palavras será apresentado na Feira do Livro de Lisboa
(Auditório Sul) no dia 14 de junho, às 20h. Além da conversa entre Tim e Jorge Pereirinha Pires, serão interpretados alguns temas do cantor.
__________
Tim é um músico, autor e compositor nascido em Ferreira do Alentejo. Licenciou-se no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Em 1978, conheceu Zé Leonel e foi convidado para os Xutos & Pontapés. Já participou em inúmeros projetos artísticos – Resistência, Rio Grande, Cabeças no Ar, Tais Quais, SVT – além de ter colaborado com outros artistas. Em 2004, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar