A partir de hoje, o Museu de Aveiro será palco da 2ª Mostra de Doçaria Conventual, Ovos Moles e Produtos da Ria. Uma iniciativa promovida pela Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA) e pela Câmara Municipal de Aveiro, como forma de assinalar a protecção comunitária de Ovos Moles de Aveiro – Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Os Ovos Moles de Aveiro são o primeiro doce de origem conventual a ser qualificado no espaço comunitário e o primeiro em Portugal, incentivando e promovendo outros produtos tradicionais que têm demonstrado a sua qualidade ao longo de gerações.
E é este reconhecimento que motiva este fim-de-semana dedicado aos ovos moles, à doçaria conventual e aos produtos da Ria de Aveiro. O evento irá reunir dezenas de produtores e um conjunto de actividades destinadas à promoção e divulgação destas iguarias. Desde logo, um destaque especial para o showcooking do aveirense Ricardo Costa, chefe do reconhecido hotel The Yeatman, que irá apresentar a Ementa Ria de aveiro, confeccionada com os produtos da região.
Do programa consta também o lançamento do livro Ovos Moles: 500 anos, com testemunhos dos produtores e a compilação de documentos históricos recolhidos nestes últimos anos pela autarquia de Aveiro e pela APOMA. Ovos Moles: 500 anos de história é também o nome da exposição que pode ser vista durantes os três dias do certame e que reúne documentos relativos aos 500 anos de história dos Ovos Moles de Aveiro e sua interligação ao Museu de Aveiro, bem como peças antigas relacionadas com o fabrico dos Ovos Moles de Aveiro e das hóstias.
O evento será ainda marcado por um acontecimento especial, que promete inscrever os ovos moles no Guiness Book. Será apresentada a maior barrica de Ovos Moles de Aveiro do mundo. Dentro da barrica, já se sabe, vai toda esta riqueza conventual e por fora, é o talento do artista aveirense Jeremias Bandarra que assina a pintura da barrica. De 22 a 24 de Novembro, um fim-de-semana em cheio com a Ria de Aveiro como pano de fundo.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar