Adriana Calcanhotto conquista crítica e público na estreia do novo espectáculo

0

«O concerto-tese de Adriana Calcanhotto, retomando em Portugal e no século XXI “A Mulher do Pau-Brasil”, foi um momento mágico num CCB cheio. Há muito que não a ouvíamos assim.»
Nuno Pacheco – Público,  5*****

«O concerto-tese de Adriana Calcanhotto foi aprovado com louvor em Lisboa.»
Mariana Pereira – Diário de Notícias

«São quase 30 anos (oficialmente) de carreira, 17 álbuns lançados, e um sem número de anos de uma relação (de amor) duradoura com Portugal (…). Desenganem-se aqueles que crêem que todas as relações longas se esmorecem, se deixam morrer, arrefecem. Esta, em especial, é uma dessas relações fortes, que se intensificam a cada dia que passa, a cada batalha travada, a cada pauta tocada. Esta relação tão especial que Adriana Calcanhotto tem com Portugal.»
Marta Ribeiro – Musicfest

A estreia do novo espectáculo de Adriana Calcanhotto, “A Mulher do Pau Brasil”, no esgotado Grande Auditório do CCB, em Lisboa, na passada terça-feira,mereceu rasgadas críticas da imprensa presente. O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, a 21 de Abril, e o Coliseu do Porto a 24, são as datas que se seguem.

Em “A Mulher do Pau Brasil” Adriana Calcanhotto apresenta um alinhamento que passa pelos seus clássicos, versões que nunca antes tinha cantado e inéditos que compôs em Portugal, entre Coimbra e Lisboa. Inspirada pelo movimento modernista brasileiro dos anos 20, no seu “Manifesto da Poesia Pau Brasil”, a sua influência no Tropicalismo (toda a informação externa deve ser devorada e reinventada nos seus próprios termos), e com base na aprendizagem, pesquisa e trabalho desenvolvido como professora da Universidade de Coimbra e Embaixadora da Língua Portuguesa, Adriana Calcanhotto criou um espectáculo no qual reflecte sobre todas estas experiências e ao qual gosta de chamar “concerto-tese”.

Nestes concertos, Adriana Calcanhotto é acompanhada por Gabriel Muzak, guitarra, mpc e voz, e Ricardo Dias Gomes, no piano, baixo e voz.

Paralelamente aos palcos, Adriana Calcanhotto está, desde 5 de Março, a leccionar o curso “Como escrever canções”, na Universidade de Coimbra, e aí permanecerá até 7 de Maio.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Morreu o ator Val Kilmer

Ator enfrentava grave problema de saúde há vários anos Val Kilmer perdeu a vida aos 65 anos. De acordo com a filha, Mercedes Kilmer, ao ...