Joana Carneiro dirige “Des Knaben Wunderhorn” no TMJB

0

O Teatro Nacional de São de Carlos vai ao TMJB com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro para dois concertos comentados, às 21h, nos dias 30 e 31 de Outubro. Para programa temos Des Knaben Wunderhorn, de Gustav Mahler. 

Percebeu-se há já décadas (pelo menos desde o exemplo de Leonard Bernstein) que um intérprete é o melhor comentador de uma obra musical pelo conhecimento que tem da estrutura profunda e dos mais ínfimos pormenores da mesma. Teremos agora um concerto comentado centrado na Sinfonia n.º 4 de Gustav Mahler. Apesar da visão profundamente disfórica da obra deste compositor (autor de um ciclo que se intitula Canções das Crianças Mortas!), esta sinfonia inicia-se e decorre num clima surpreendentemente aprazível. No seu derradeiro andamento ergue-se mesmo um luminoso solo para soprano que nos fala… de iguarias celestes! Venha saboreá-las connosco!

A maestrina Joana Carneiro é, desde Janeiro de 2014, Maestrina Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Em 2009 foi nomeada Directora Musical da Sinfónica de Berkeley. Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian e Directora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra (Orquestra de Jovens) da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigiu já muitas grandes orquestras de méritos internacionais, caso das Orquestras Sinfónicas de Toronto, Gothenburg, Gävle, Malmö, Sydney, Nova Zelândia, ou ainda a Orquestra Nacional de Espanha. Recebeu já, entre outras distinções, o Prémio Helen M. Thompson da League of American Symphony Orchestras, destinado a reconhecer directores musicais com potencial extraordinário.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também