Jorge Palma, Vitor Kley, La Traviata e Lago dos Cisnes no Teatro das Figuras em Novembro

0
livecom

O Teatro das Figuras entra no mês de Novembro com uma forte aposta programática nas áreas da música, ópera, dança e no serviço educativo.

A música marca o arranque do mês, este Sábado, dia 2, com uma das últimas oportunidades de ver “Expresso do Outono”, concerto em que  Jorge Palma  celebra os mais de  40 anos de carreira, revisitando um repertório que é já parte do património da música portuguesa. Dia 8 sobe a palco Vitor Kley, um dos maiores artistas contemporâneos da pop brasileira, autor de temas como “O Sol”, “Morena” e “Adrenalizou”. A 17, a Orquestra Sinfónica de Zheijang (China), estreia-se no IV Festival Internacional de Piano do Algarve, interpretando o concerto para piano e orquestra nr. 2 de Rachmaninoff, e a Suite das Descobertas, de Armando Mota.

“La Traviata”, com música de Giuseppe Verdi e libreto de Francesco Maria Piave, baseado em “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas (filho), traz a ópera ao Teatro das Figuras no dia 5 de Novembro. Parte da tríade operática mais conhecida de Verdi, com “Rigoletto” e “O Trovador”, “La Traviata” é a sua 19ª ópera, escrita aos 39 anos, e estreada no Teatro La Fenice, em Veneza, em 1853. Também o bailado clássico regressa ao Teatro das Figuras com uma obra-prima – “O Lago dos Cisnes” – interpretado pela reputada companhia Russian Classical Ballet, a 26 e 27 de Novembro.

O Teatro das Figuras abre também as suas portas às ideias e às palavras. No dia 6 de Novembro, em mais um “Ideias em Palco” reflecte-se sobre a Europa e a perspetiva de quem a vê “de fora” e no dia 13 de Novembro, a já habitual sessão da tertúlia “Palavras à Solta” analisa o clássico “Madame Bovary” de Gustave Flaubert.

Cinema infantil, oficinas para crianças e famílias voltam a ser centrais na oferta do serviço educativo, no mês de Novembro (conheça aqui todas as actividades). Este Domingo, dia 3, decorre a primeira “Catalua – Uma estória musical para bebés”. Entre 21 e 23 de Novembro o Teatro das Figuras acolhe “Madagáscar – Uma Aventura Musical”, a encenação em palco do filme de animação da DreamWorks capaz de envolver toda a família.

O mês encerra com o último concerto da iniciativa Moçoilas – Artista Figuras 2019. No dia 30, as sonoridades da serra algarvia unem-se às das terras de Mirando do Douro, com o convite ao colectivo Galandum Galundaina, num encontro que promete “dobrar o mapa” do património musical do país.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também