Digressão europeia começa a 14 de Janeiro em Belfast e termina a 17 de Fevereiro em Lisboa
“Que os Mastodon sejam capazes de canalizar tragédias pessoais para a criação de uma obra de ficção científica sem cânones é espantoso, mas em Emperor Of Sand eles finalmente conseguem também concretizar as suas ambições musicais.” – Pitchfork
“O seu álbum mais ambicioso em muitos anos – os Mastodon são uma das bandas mais amadas do mundo.” – Rolling Stone
“A música de Emperor of Sand é uma afirmação emocional em si mesma. Fúria e criatividade coexistem, e a raiva, embora palpável, não é a única característica, nem sequer a dominante… metal que se eleva com autoridade e intelecto. Emperor Of Sand é mais um álbum impressionante dos Mastodon, que pode muito bem ser a banda mais importante do metal contemporâneo. ”- Wall Street Journal
Dois anos após a última actuação em Portugal, os Mastodon regressam à Sala Tejo da Altice Arena, a 17 de Fevereiro de 2019, para apresentarem o seu mais recente álbum, “Emperor of Sand”, que dá mote à digressão europeia que começa em Belfast e termina em Lisboa. Lançado em 2017, “Emperor of Sand” recebeu o Grammy de 2018 pela “Melhor Performance de Metal” com o tema “Sultan’s Curse” e foi ainda nomeado na categoria de “Melhor Álbum de Rock”. Na primeira parte de todos os concertos desta digressão actuam Kvelertak e Mutoid Man.
Os promotores de cada espectáculo desta tour europeia farão doações para uma de três instituições escolhidas pela banda: The TJ Martel Foundation, Hirshberg Foundation for Pancreatic Cancer Research e Pancreatic Cancer Action Network, em homenagem ao antigo manager da banda, Nick John, que faleceu de cancro do pâncreas.
Desde que se juntaram, em 2000, os Mastodon têm aproveitado ao máximo todo o seu tempo. Tocando em todos os grandes festivais, de Coachella ao Bonnaroo, passando pelo Download e Sonisphere, os quatro músicos oriundos de Atlanta encabeçaram também espectáculos em nome próprio em locais lendários como o Red Rocks e, pelo caminho, esgotaram salas em todo o mundo. Apoiados em actuações e álbuns de metal cerebral e progressivo, capazes de lançar sombras ameaçadoras sobre a cultura pop e fazerem a ponte entre a música pesada e o mainstream, Troy Sanders, Brann Daylor, Bill Kelliher e Brent Hinds são um caso raro no espectro da música pesada – os fãs adoram-nos, os críticos aplaudem-nos e os seus pares querem ser como eles. Somando já quase duas décadas de carreira, sete álbuns de estúdio, dois registos ao vivo, uma colectânea e mais de uma dúzia de EPs, splits e singles, os Mastodon têm mostrado saber exactamente como progredir sem nunca estagnar, afirmando-se como um daqueles nomes de que, por esta altura, ninguém espera outra coisa que não seja o inesperado. Das descargas de «Remission» e «Leviathan» à atitude consideravelmente mais directa e orelhuda de registos mais recentes como «Emperor Of Sand» e «Once More ‘Round The Sun», passando pelos exigentes exercícios conceptuais «Blood Mountain», «Crack The Skye» e «The Hunter», os músicos têm provado de forma consistente que, para cada lugar de destaque na tabela de vendas Billboard, para cada concerto esgotado ou para cada nomeação para os Grammys, há também uma colecção de grandes temas e sucessivas demonstrações de um talento sem igual.
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