- Repertório une música clássica e jazz, num concerto único e inesquecível a quatro mãos
- Sábado, 20 de dezembro, concerto duplo, às 16h e às 20h
- Entrada gratuita para crianças até aos 7 anos e bilhetes com preços reduzidos dos 7 aos 14 anos
– apresentam o espetáculo ‘Uma Noite de Natal’, que une os seus universos musicais, incluindo performances individuais, peças a quatro mãos e obras especialmente encomendadas para este recital. Mais do que um concerto, este é um diálogo desses dois artistas, uma celebração de contrastes e uma prova das infinitas possibilidades da música.
Rem Urasin é um virtuoso da música clássica, distinguido no Concurso Internacional Chopin e no Masters de Piano de Monte Carlo. Para estes espetáculos excepcionais, junta-se a outro virtuoso do piano, Pablo Lapidusas, reconhecido mestre do jazz e solista internacional, para duas sessões transcendentes de música no All Portugal Space, o novo espaço de eventos na zona do Braço de Prata, em Lisboa, no dia 20 de dezembro.
Este concerto duplo acontece em horários pouco usuais em Portugal, por um lado para permitir uma dinâmica de saída diferente – na medida em que facilita, por exemplo, o jantar a seguir -, e, por outro, facilita a ida de famílias com crianças, adolescentes e jovens adultos, permitindo uma conjugação de agendas mais fácil entre todos.
Programa do concerto:
– Piotr Ilitch Tchaikovsky. Suíte de “O Quebra-Nozes” (arr. Pletnev)
– Domenico Scarlatti. Sonata em Ré Menor, K. 141
– Johann Sebastian Bach. Jesus, Alegria dos Homens”* (da Cantata BWV 147)
– Pablo Lapidusas. 5 Composições Originais
– Improvisações sobre 3 Canções Natalinas
Os espetáculos trazem o espírito natalício, com um diálogo musical extraordinário entre a precisão da música clássica e a liberdade do jazz. Um programa de concerto único, apresentando peças a solo, duetos para piano a quatro mãos e estreias mundiais de composições originais escritas exclusivamente para este recital. O duo cria um diálogo musical que celebra as suas trajetórias únicas enquanto artistas imigrantes em Portugal: Rem é Russo e reside desde 2022 em Portugal, e Pablo nasceu na Argentina, cresceu no Brasil e vive em Portugal.
Lapidusas desvenda a mística desta dupla: “há uns tempos, recebi um convite especial, para escrever uma peça a quatro mãos para ser tocada juntamente com o virtuoso pianista russo que acabara de chegar a Portugal. Desde então, continuei a escrever mais obras e formámos um duo que cruza a música clássica com o jazz. A parceria resultou tão bem que estamos a preparar um concerto para piano (a quatro mãos) e orquestra, escrito por mim e orquestrado pelo Rem, com estreia prevista para o segundo semestre de 2026”.
//Flagra

Sê o(a) primeiro(a) a comentar