Penicos de Prata ao vivo no TMJB

0

Nos dias 30 e 31 de Janeiro, os Penicos de Prata trazem música e poesia erótica e satírica portuguesa à Sala Experimental do TMJB.

O quarteto de voz e cordas formado em Almada adapta poemas de autores como Adília Lopes, António Botto, Fernando Pessoa, Liberto Cruz e Natália Correia.

Na origem dos Penicos de Prata está o desejo de sublimar através da música um património literário que tem conquistado muitos cultores, anónimos e consagrados. Os poemas eróticos e satíricos têm-se multiplicado sem cessar ao longo dos séculos, por bardos como Gil Vicente, Luís de Camões, Bocage ou António Botto, que ora se escudam na metáfora, ora usam e abusam do vernáculo. Este projecto nasceu em 2002, em Almada, quando André Louro e João Lima foram convidados a musicar alguns dos poemas incluídos na Antologia de poesia portuguesa erótica e satírica organizada por Natália Correia. Transformou-se entretanto num quarteto de voz e cordas e é mantido em paralelo com as carreiras artísticas dos seus membros: André Louro e Catarina Santana são actores, Eduardo Jordão e André Pontífice são músicos de formação clássica.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também