Pixies lançam single e anunciam novo álbum

0

Os icónicos Pixies foram uma influência no rock alternativo durante a sua primeira era e, após o seu reencontro em 2004, assistimos a uma forma de arte mais sofisticada e sombria – um regresso que levou  a que mais três álbuns alcançassem o UK Top 10, juntando-se aos três anteriores. O oitavo álbum, Doggerel, chega no dia 30 de setembro, via BMG. O primeiro single do álbum There’s a Moon On ficou hoje disponível.

Doggerel é um álbum maduro mas visceral, de folk macabro, pop festivo e de um rock brutal, assombrado pelos fantasmas dos negócios e das indulgências, conduzido à loucura pelas forças cósmicas e visualizando vidas onde Deus não providenciou. E o tempo todo, ali nas notícias enquanto  outra tempestade distante se aproxima.
 
O guitarrista Joey Santiago refere “desta vez, crescemos. Não temos músicas com menos de dois minutos. Temos pequenas pausas, arranjos mais convencionais, mas continuamos a ter as nossas reviravoltas”.
 
O vocalista e guitarrista Black Francis acrescenta, “estamos a tentar fazer coisas grandes, ousadas e orquestradas. Pessoalmente, gosto mesmo de tocar o material punk, mas é algo que não é possível criar artificialmente. Existe outra forma de o fazer, existem outras coisas que podemos fazer com essa energia especial que estamos a encontrar”.
 
Essa energia é demonstrada no novo single There’s a Moon On, que se encaixa no espaço entre os protótipos das guitarras dos Pixies e o classicismo do rock mais emotivo. Tematicamente está entre o real e a lenda, jogando a adrenalina do efeito do ciclo lunar na psique humana, “uma fase em que os bêbados que frequentam o bar do irmão de Francis, se tornam mais agressivos”.

Uma congregação entre a escuridão e a beleza que constantemente emerge ao longo do álbum. Haunted House, uma mistura espiritual do pop dos anos 50 com fantasmas, literal e metaforicamente falando, assim como o sombrio rock do deserto de Vault of Heaven, e a melodia folk rock alegre de Pagen Man. Mas os Pixies continuam a ter uma vantagem feroz, que é alimentada com a intensidade e o surrealismo de Nomatterday e o poder de Dregs of the Wine, que certamente será a primeira e última música de Pixies a nomear Van Halen.
 
É um álbum com uma génese invulgar. Em vez de ser construído em estúdio com base em ideias, Black Francis apareceu em sessões para as quais trouxe 40 músicas preparadas. Estas sessões tiveram início em 2021 com o produtor Tom Dalgety (Royal Blood, Ghost) que trabalhou com Francis em Massachusetts, antes de seguirem para LA para terminarem as faixas com o resto da banda.
 
A sua contribuição seria vital. Santiago contribuiu com a música para Dregs of the Wine e a letra para Doggerel. Enquanto isso as atuações do baterista, David Lovering e do baixista Paz Lenchantin’s mostram a energia desinibida de dois músicos que confessam terem-se sentido revigorados durante o processo.
 
Para além dos formatos digital e streaming, Doggerel estará também disponível em vários formatos físicos. Estarão disponíveis um conjunto de vinis coloridos: o standard vermelho, um amarelo que estará disponível em exclusivo em algumas selecionadas lojas independentes e um cor-de-laranja que apenas estará disponível na loja oficial dos Pixies – que também oferece uma exclusiva cassete vermelha. Estes formatos ficam completos com um CD deluxe.

Se em 2014, Indie Cindy foi concebido como uma continuação tardia de Bossanova (1990) e Trompe Le Monde (1991) e em 2016 Head Carrier revisitou algumas das melodias sombrias e exótica de Surfer Rosa (1988) e Doolittle (1989), Beneath The Eyrie (2019) e Doggetel são álbuns expansivos e irrestritos, que não deixam para trás qualquer sensação de expectativa. São registos que mostram a evolução da banda, não estando vinculados ao passado dos Pixies.
 
A tour de verão dos Pixies, no Reino Unido, incluirá grandes concertos ao ar livre em Manchester, Birmingham e Newcastle, para além do concerto no BST Hyde Park como convidados dos Pearl Jam.
 
Doggerel:

  1. Nomatterday
  2. Vault of Heaven
  3. Dregs of the Wine
  4. Haunted House
  5. Get Simulated
  6. The Lord Has Come Back Today
  7. Thunder & Lightning
  8. There’s a Moon On
  9. Pagan Man
  10. Who’s More Sorry Now?
  11. You’re Such A Sadducee
  12. Doggerel

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Stëh lança “Power Of Silence”

A produtora Stëh mostra a sua autenticidade em “Power Of Silence” e anuncia também a sua próxima agenda com presença em alguns dos maiores festivais ...