Começou a contagem decrescente para Sergei Radchenko, nome notável do ballet russo, apresentar no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, “A Bela Adormecida” e “O Lago dos Cisnes”. Dois bailados nos quais princesas enfeitiçadas e beijos verdadeiros irão oferecer ao nosso imaginário o presente perfeito.
Sergei Radchenko é um dos mais importantes solistas do Teatro Bolshoi de Moscou na segunda metade do século XX. Formou-se em 1944 na Escola de Dança de Moscou, mas foi em 1964 que ingressou no Teatro Bolshoi, onde trabalhou durante 25 anos, onde dançou todos os repertórios e conquistou uma reputação sem compartilhar no mundo do ballet.
Em 1989, fundou Moscow Festival ballet, a primeira companhia independente de ballet clássico da Rússia, cujo nome foi alterado para o Russian National Ballet. O seu trabalho enquanto diretor desta companhia, acompanhado pelo talento de Elena Radchenko, balarina, solista e coreógrafa, tornou-se uma empresa numa das mais reconhecidas internacionalizações com repertório que integra A Bela Adormecida, Don Quixote, Giselle, Suite Carmen, La Boyadere ou o Quebra Nozes, entre muitos outros.
Em Portugal, Sergei Radchenko, apresenta-se desde 2013 em parceria com a UAU sempre no mês de dezembro, antecipando assim a tradição do Natal em família.
A Bela Adormecida
Uma princesa enfeitiçada cai num sono profundo e só dele acordará quando o príncipe perfeito a despertar com um beijo de verdadeiro amor. A Bela Adormecia, um bailado em três actos, com música de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, é uma adaptação do conto tradicional “La Belle au bois dormant” de Charles Perrault, apresentado pela Russian National Ballet, companhia fundada por um dos mais respeitáveis solistas do Teatro Bolshoi de Moscovo e uma referência incontornável do bailado russo, Sergei Radchenko, há três décadas com o objectivo de apresentar os clássicos do bailado pelo mundo. Em Dezembro, no Teatro Tivoli BBVA.
5 e 6 de Dezembro | 21h
O Lago dos Cisnes
Apresentado ao público pela primeira vez a 4 de Março de 1877 no Teatro Bolshoi em Moscovo, O Lago Dos Cisnes é um dos mais famosos e vistos bailados de sempre. Com música de Pyotr Tchaikovsky, libreto de Vladimir Begitchev e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, o bailado conta a história de um amor impossível entre um príncipe uma rapariga-cisne, realçando o tema querido deste período – a dualidade entre o bem-mal, representada pela pureza do cisne branco e pela duplicidade do cisne negro. Com quatro actos, O Lago dos Cisnes é apresentado pela Russian National Ballet, de Sergei Radchenko, um dos mais relevantes solistas do Teatro de Bolshoi.
7 de Dezembro | 17h e 21h
8 de Dezembro | 11h, 15h e 18h30
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar